RONDÔNIA – O Conselho Superior do Ministério Público de Rondônia, sob a presidência do Procurador-Geral de Justiça, Aluildo de Oliveira Leite, deu posse na tarde desta quinta-feira (29/10) a três novos Promotores de Justiça Substitutos, aprovados no XXII Concurso de Ingresso na Carreira do MPRO. A sessão solene foi realizada na modalidade semipresencial, com transmissão pelo canal oficial da Instituição no Youtube (www.youtube.com/mprobr).

Promotores de Justiça empossados ao lado do Procurador-Geral de Justiça, Corregedor-Geral do MPRO e Secretário do Conselho Superior

Tomaram posse Camyla Figueiredo de Carvalho, Izabella Maria de Barros Santos e Ivo Alex Tavares Stocco, de acordo com ordem alfabética. Seguindo o rito da cerimônia, o grupo prestou juramento, sob a condução do Procurador de Justiça Ladner Martins Lopes para, em seguida, assinar os termos de posse e receber as credenciais do cargo.

Em nome dos empossados, a Promotora de Justiça Substituta, Camyla Figueiredo de Carvalho, falou sobre a alegria e satisfação na assunção do cargo, momento que, conforme afirmou, simboliza o início de uma jornada no ofício de servir.

Em seu discurso, a nova Integrante do MPRO ressaltou a importância do papel do Promotor de Justiça para a sociedade, destacando que, para além de representar um órgão essencial à função jurisdicional do Estado, o Integrante do MP é, por vezes, uma figura incômoda, especialmente, para aqueles cidadãos que operam de maneira pouco republicana nos atos cotidianos.

Na ocasião, a empossada reiterou o compromisso com as atribuições constitucionais do cargo, garantindo um trabalho firme e atuante em favor da sociedade rondoniense. “Como Promotores de Justiça, nos incomodarão todo tipo de desigualdade, injustiça e corrupção, além de todo ato de desrespeito à condição humana e menosprezo aos vulneráveis”, afirmou.

Os novos Integrantes do MPRO receberam as felicitações do representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB-Seccional RO), Fernando Maia, que destacou a proeminência do trabalho de Promotores de Justiça no Estado, sobretudo em cenários de crises, como a que se apresenta atualmente. “O reforço nas fileiras do Ministério Público vem em excelente hora. A partir de agora, os senhores passarão a ter um rol de importantíssimas missões. Mas, certamente, o Estado de Rondônia ganha com a chegada dos senhores”, pontuou.

Em nome da classe, o Presidente da Associação do Ministério Público de Rondônia (Ampro), Promotor de Justiça Éverson Antônio Pini, saudou os empossados, falando das responsabilidades e desafios decorrentes do cargo de que foram investidos. Na ocasião, o dirigente da entidade desejou sucesso aos novos Integrantes do MPRO, ressaltando que, a despeito de todo preparo técnico acumulado pelas horas de estudo, os Promotores serão exigidos nas mais diversas situações que surgirem no dia a dia. “Interpretar a vida, suas nuances e variáveis, olhar para a sociedade e decidir o que fazer em cada situação, obedecendo os direitos legais, é um grande desafio. Mas, em todos esses enfrentamentos, estou certo em dizer que os senhores serão bem sucedidos”, avalizou.

O Corregedor-Geral do MPRO, Claudio Wolff Harger, também deu as boas-vindas ao grupo, reiterando o notável preparo dos empossados que, conforme pontuou, em breve tempo deixarão a condição de recém-chegados à Instituição, em razão do intenso exercício de suas funções. “A maturidade que terão será a compensação pelos desafios que enfrentarão”, disse, afiançando o apoio da Corregedoria-Geral na jornada que inicia.
Compondo mesa de honra virtual, o Vice-Governador do Estado, José Jodan, parabenizou os empossados, falando da satisfação em receber os jovens Promotores, que fortalecem e reforçam o Sistema de Justiça no Estado. “Desejo sucesso nessa caminhada”, afirmou.

MPRO – Ao fazer uso da palavra, o Procurador-Geral de Justiça, Aluildo de Oliveira Leite, falou da importância da chegada de novos Membros ao Ministério Público de Rondônia e do perfil de um MP moderno e vanguardista para atendimento das demandas da sociedade.

Na oportunidade, o Chefe do MPRO apresentou um panorama institucional no atual cenário de pandemia, falando sobre o reposicionamento de instituições privadas e públicas na sociedade contemporânea, a partir do novo coronavírus.

“É necessário rever e romper conceitos na construção do futuro ministerial, principalmente, em tempos de pandemia. Vivermos a era das incertezas, a qual exige que nos reinventemos a cada dia. O mundo não será mais o mesmo. O serviço público, idem”, afirmou.

A esse respeito, Aluildo de Oliveira Leite discorreu sobre as mudanças nas rotinas e fluxos de trabalho, o uso cada vez mais frequente de ferramentas digitais e outras inovações. Na ocasião, mencionou a construção do novo Planejamento Estratégico da Instituição, que aponta inclinação para indução de políticas públicas nas áreas da saúde, educação, consumidor, meio ambiente, dentre outros, destacando a importância da chegada dos novos Membros nesse contexto. “Caros colegas, sejam bem-vindos ao Ministério Público de Rondônia. O MPRO continua escrevendo sua história com mais esta posse”, afirmou.

Acompanharam o evento pela plataforma virtual, os Procuradores de Justiça Ivo Scherer, Rita Maria Lima Moncks, Ildemar Kussler e Carlos Grott. Também prestigiaram o evento, o Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Edilson Sousa Silva, o Defensor Público-Geral do Estado, Hans Lucas Immich, o desembargador Gilberto Barbosa, representando o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia. Também presente à solenidade, o Secretário-Geral do MPRO, Marcos Valério Tessila, servidores do MPRO e familiares dos empossados.

 

 

 

Fonte: Departamento de Comunicação Integrada (DCI/MPRO)