RO, Quinta-feira, 28 de março de 2024, às 10:38



RO, Quinta-feira, 28 de março de 2024, às 10:38


No Mercado Cultural, o afeto, o calor humano e o teor etílico superam o medo da disseminação do covid-19

PORTO VELHO – Quarta-feira, 25 de novembro. Em frente e dentro do Mercado Cultural com muita gente, para a programação promovida pela prefeitura, a “Quarta do Tacacá”, mas o problema se repete como acontece em todos os lugares onde tem acontecido atividades sociais e eventos: muita gente abusando da prevenção e dando “sopa” para o covid-19.

A “Quarta do Tacacá” é um projeto elogiável da Funcultural, porque promove eventos que, ao tempo em que difunde a cultura regional, inclusive a gastronômica, mas o problema reside em dois pontos, conforme foi claramente observado na noite de ontem, 25: de um lado o descaso de parte de muitos dos frequentadores e, de outro, a gana de alguns barraqueiros em faturar um pouco mais, sem considerar os riscos para todos.

Um fato deve ser ressaltado: dentro do espaço interno do Mercado há um distanciamento das mesas feito por funcionários que atuam no local e mesas colocadas na calçada em frente ao prédio, por eles, respeitam o distanciamento. Mas isso acaba quando as mesas são postas na Alameda Manelão.

- Advertisement -



“Nós não podemos interferir aqui fora”, disse um funcionário que atua num dos comércios dentro do Mercado, lembrando que não adianta tentar fazer o público contribuir com o afastamento e cuidados que as autoridades sanitárias querem. “Tentamos, mas a reação foi dura e como trabalhamos lá dentro, o problema deve ser encarado pelas autoridades”, explicou, enquanto um barraqueiro dava jeito de colocar mais duas mesas onde não cabia nem uma.

Aí as mesas são amontoadas com a formação de grupos, quase ninguém de máscara. E, pior: comerciantes instalados nas barracas, quando alguém precisa de mesa é só apertar mais um pouco e inserir o pedido, com as cadeiras, afinal um lucro a mais.

Numa cidade com poucas opções de lazer, o Mercado Cultural vem mantendo, desde quando foi ativado há alguns anos, várias atividades aplaudidas pelo público e muito participada, mas o próprio público precisa contribuir para evitar que os excessos levem a um aumento de casos do covid-19 e, assim, haja a suspensão.

SEMANA TODA

Conforme uma cantora que fez apresentação nesta quarta-feira, a programação do Mercado Cultural abrange todos os dias da semana. E nesta quinta mais uma que recebia grande público, e agora está voltando: a noite da seresta, a partir das 20.






Outros destaques


+ NOTÍCIAS