RONDÔNIA – O Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia segue mantendo a rotina de fiscalização periódica em balanças comerciais no Estado de Rondônia. Até o momento, 2.542 balanças em todo o Estado foram verificadas. A ação visa garantir ao consumidor a exatidão na pesagem do produto vendido.

Selo é emitido com etiqueta de verificação ao ano subsequente.

De acordo com o diretor técnico do Ipem, Igor Argento, o trabalho é minucioso para que o consumidor não seja lesado no ato da compra e pague pelo valor real ao verificado na pesagem. “O selo é emitido com etiqueta de verificação ao ano subsequente”, destacou Igor.

Caso a balança seja reprovada, o empresário é aconselhado pelo Ipem a realizar a manutenção do aparelho. “Ele (empresário) é reprovado, é colocada uma marca de selagem vermelha e tem o prazo de dez dias para fazer o reparo e se adequar à legislação”, pontuou Igor.

Para o presidente do Ipem, Aziz Rahal Neto, a ação também é uma garantia ao comerciante de que seu instrumento de trabalho está dentro dos padrões. “Dessa forma, ele não corre o risco de perdas por erro de medição do peso no momento da venda”, frisou Aziz.

O consumidor que encontrar ou suspeitar de alguma irregularidade pode relatar o ocorrido à Ouvidoria do Ipem, pelo e-mail [email protected] ou ainda pelos telefones (69) 98479-9055 e/ou 0800 647 2777.

 

 

 

Fonte
Texto: Alexandre Almeida
Fotos: Alexandre Almeida e Arquivo Secom
Secom – Governo de Rondônia