RO, Quinta-feira, 25 de abril de 2024, às 13:08



RO, Quinta-feira, 25 de abril de 2024, às 13:08


Lenha na Fogueira – Zé Katraca comenta o não-carnaval e a retomada do turismo

Zé Katraca

PORTO VELHO – Este ano vão vai igual aquele que passou… com esse verso a direção do Bloco Pirarucu do Madeira, comunicou aos foliões de Porto Velho que o cordão não vai desfilar neste ano de 2021. Considerado o Bloco mais democrático de Porto Velho, o Pirarucu do Madeira desfilaria, caso estivéssemos em tempo normal, na tarde deste domingo 7 de fevereiro.

Segundo seus organizadores, em virtude da pandemia provocada pelo coronavírus o desfile foi suspenso.

**********

- Advertisement -



A diretora do bloco Luciano Oliveira da Silva publicou o seguinte:

**********

Desde 1993 mantemos a proposta de festa de rua sem cordas e abadás e nos últimos anos, a orquestra de frevo passou a tocar no meio dos foliões.

Na tardinha do domingo que antecede o período momesco, o desfile do Pirarucu do Madeira colore as ruas com fantasias e bonecos gigantes.

**********

A tradição carnavalesca sempre foi também uma vitrine para conscientizar os foliões sobre várias questões sociais e de prevenção à saúde.

**********

O bloco que nada vende, sempre pediu ao folião: cuide de si e dos outros.

**********

Este ano o bloco não concentra, nem sai. O desfile que seria no domingo, 7, foi cancelado.

**********

Desta vez, não por má vontade do poder público ou por ordem policial.

**********

Em razão da pandemia, o Pirarucu não subirá o “barranco num moinho de vento, com charuto na boca e cerveja na mão”.

**********

Com a responsabilidade que sempre tivemos, pedimos que quem quiser faça sua folia em casa e com quem mora.

**********

Nossas cores e sentimentos estarão em homenagem no local onde o bloco concentra, ao lado do Ginásio Cláudio Coutinho.

**********

Um painel com mais de duas mil fitas será montado para lembrar as vidas que perdemos pra COVID-19 e homenagear os que lutam na linha de frente da pandemia.

**********

Estamos confiantes nas vacinas e ainda mais firmes na defesa do SUS.

**********

Por muitos carnavais de amor e paz, cuidemos uns dos outros. A diretoria.

**********

Uma historinha com minha participação e o bloco Pirarucu do Madeira:

**********

No carnaval de 2005 a prefeita do município de Rolim de Moura Milene Mota, tinha como objetivo transformar o carnaval da sua cidade, no melhor carnaval do interior do estado de Rondônia.

**********

Lembrando que a época Rolim de Moura contava em seu carnaval com o desfile das escolas de Samba “Falcões do Planalto” do Zé Maria e a Acadêmicos da Liberdade do Pachequinho entre outros blocos.

**********

Na tentativa de alcançar seu objetivo a prefeita Milene Mota, convidou para atuar como “Julgador” dos desfiles carnavalescos, praticamente todos os colunistas sociais e culturais de Rondônia e entre os convidados estava eu como Zekatraca.

**********

O desfile das escolas de samba aconteceu na segunda feira de carnaval e já na mesma noite a Luciana Oliveira começou a me ligar, cobrando minha presença no desfile do Pirarucu do Madeira que aconteceria na terça de carnaval.

**********

Logo após o desfile em Rolim de Moura continuamos apreciando o carnaval que sempre foi no meio da rua e reunia muitos foliões e o telefone não parava.

**********

Acontece que o compromisso assumido com a prefeita da cidade era até a terça feira, quando seria entregue a premiação aos vencedores do carnaval.

**********

Perturbado com as ligações da Luciana, amanheci o dia e falei com meu parceiro de apartamento Sergio Ramos do site “Talentos Brasil”, que iria arranjar um meio de voltar para Porto Velho antes do meio dia.

**********

Foi então que apareceu o colunista Ronaldo se não me engano Castro dizendo que não iria esperar a solenidade da premiação e que estava decidido a retornar a Porto Velho naquela manhã.

**********

Ao saber da pretensão do Ronaldo, o procurei e pedi uma carona e antes do meio dia da terça feira de carnaval, pegamos a estrada ruma a Porto Velho.

**********

Chegamos a Porto Velho após as TRES HORAS DA TARDE e ao chegarmos no reduto do Pirarucu do Madeira fomos informados que o Bloco já estava na rua desfilando.

**********

Fomos atrás do bloco e o encontramos dobrando a esquina da Farquar com a Sete de Setembro e então desembarquei do carro e corri já pulando carnaval ao som das marchinhas do Pirarucu do Madeira.

**********

Isso até hoje festejo, por não ter perdido o desfile do Pirarucu do Madeira no carnaval de 2005.

**********

Este ano infelizmente o desfile foi suspenso em virtude da pandemia da Covid – 19.

**********

Se Deus quiser, em 2022 estaremos todos juntos brincando carnaval no bloco mais democrático de Porto Velho o PIRARUCU DO MADEIRA.

Por: Sílvio M. Santos






Outros destaques


+ NOTÍCIAS