RO, Quarta-feira, 24 de abril de 2024, às 20:05



RO, Quarta-feira, 24 de abril de 2024, às 20:05


Lenha na Fogueira – Zé Katraca comenta o ataque do corona aos indígenas

Zé Katraca

PORTO VELHO – O Sesc Rondônia retoma as aulas de dança presenciais! As inscrições estão abertas na Central de Atendimento do Sesc Esplanada. Mas olha só, devido ao distanciamento social, as vagas são limitadas. Corre lá e não deixa para a última hora, assim você não perde a sua vaga. Quer obter maiores informações? Basta ligar na Central de atendimento através do (69) 3229-6006 ramal 207, 215 ou 223.

Então o que você está esperando? Vamos aproveitar para movimentar o corpo?

************

- Advertisement -



Se inscreva e venha participar das aulas com a gente! Sistema Fecomércio e você, juntos no enfrentamento a covid 19. #sesceuvolorizo #osescnaopara #fecomercioro.

************

Já não bastasse a falta de apoio aos povos indígenas por parte do governo brasileiro, agora o novo coronavírus não está dando trégua

***********

De acordo com a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coaib), Rondônia contabiliza 19 vítimas do novo coronavírus entre povos indígenas. Além de 1.011 casos diagnosticados em 14 povos e 203 suspeitos.

***********

Nos últimos dias o povo Paeter Suruí tem sofrido perdas. Na última segunda-feira, 31, foi registrada a terceira morte de um índio Suruí.

**********

O indígena Fábio Suruí, de 57 anos, foi o terceiro indígena da etnia a perder a vida para a covid 19.

**********

A primeira foi Iabibi Suruí, que faleceu em 24 de agosto e a segunda, Renato Suruí que morreu no dia 27.

**********

De acordo o líder indígena Almir Suruí, na etnia 159 casos do novo coronavírus foram confirmados. Atualmente um indígena está internado na UTI do Hospital Regional. (Com informações do G1)

**********

Por falar nisso, Rondônia registra 615 casos de covid-19 e sete mortes nesta terça-feira, 1º setembro.

***********

Com esses dados o estado chega a 55.768 casos da doença. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde.

**********

Os óbitos foram em 4 cidades: 3 em Presidente Médici – uma mulher de 70 anos e dois homens de 69 e 79 anos; 2 em Ariquemes – dois homens de 61 e 64 anos; 1 em Candeias do Jamari – um homem 66 anos; 1 em Porto Velho – uma mulher 94 anos.

***********

Por tudo isso a recomendação continua sendo: lavar as mãos com água e sabão; usar álcool em gel e não esquecer de usar máscara caso tenha que sair de casa,

***********

Vale lembrar que Rondônia está na fase da gangorra, um dia os casos baixam e as mortes diminuem em outro aumentam consideravelmente.

*********

Por isso não descuidem de seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde que repetimos: Lavar as mãos com água e sabão, usar álcool em gel e se for sair usar máscara, além de evitar aglomeração.

**********

Lembrando que; É melhor prevenir que remediar!

Por: Silvio M. Santos






Outros destaques


+ NOTÍCIAS