RO, Sexta-feira, 19 de abril de 2024, às 20:28



RO, Sexta-feira, 19 de abril de 2024, às 20:28


Lenha na Fogueira – Zé Catraca comenta a testagem em massa para o covid-19

Zé Catraca

PORTO VELHO – Ontem por um erro de digitação, postei que o governo de Rondônia havia comprado 1.000 mil testes rápido de coronavírus. O correto é 100.000 testes rápidos para detecção do novo coronavírus. Esses testes foram distribuídos entre os 52 municípios de Rondônia.

Em Porto Velho, de acordo com a Prefeitura, os testes serão feitos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), Centro de Especialidades Médicas e Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s).

- Advertisement -



Síndrome Gripal

O teste é exclusivo para pessoas com os seguintes sintomas há mais de sete dias: febre alta, tosse, dor de cabeça, diarreia, dor de garganta, falta de ar e cansaço, falta de paladar e olfato.

***********

Segundo dados da Secretaria de Saúde de Rondônia em Porto Velho serão realizados na 1ª fase 8.473 testes.

***********

Para a primeira fase, serão testados 1,6% do total de moradores da cidade.

***********

Na segunda fase, o cálculo é feito para que 2,6% dos habitantes façam o exame.

************

Segundo especialistas no assunto dos testes feitos pelo menos 60% devem acusa positivo para o covid 19.

**********

O que quer dizer que a curva ainda vai demorar um pouco para chegar ao ideal. Só nos resta ficar na torcida para tudo isso passe, o alento é que esses mesmos especialistas dizem que quanto mais testes positivos, mais o vírus fica fraco o que evita os óbitos. Tomaram que estejam certos.

**********

O problema é que o teste só será feito para quem estiver com os sintomas a pelo menos sete dias é aí que pode ser tarde. De qualquer maneira vamos ficar na torcida para que tudo dê certo.

*********

Pois ainda estamos sem leitos suficientes para atender a demanda de infectados com a covid 19.

*********

Agora vamos para nossa praia. O Arraial Flor do Maracujá virtual pode ter certeza vai acontecer. A maioria dos grupos já informaram a Federon qual o ano da apresentação que querem que seja reprisado no Flor do Maracujá Virtual.

**********

Agora, algumas pessoas mal informadas, andam postando nas redes sociais que o dinheiro investido “Nesse Arraial deveria ir para a Saúde”. É muita falta de leitura. Os caras não leem as notícias direito e ficam falando asneiras.

*********

A Federon/Unajup não solicitou e nem pensou em solicitar recursos do governo para a produção dos clipes. Será tudo na base da cooperação.

*********

O mais legal foi que mais de um Grupo de Comunicação, entre Redes de TV e Sites, já manifestaram o desejo de também transmitir o Flor do Maracujá Virtual.

*********

Assim que a Federon/Unajup acertar de que maneira as transmissões serão feitas, divulgaremos o nome das empresas.

**********

Hoje convido todos, a assistirem a live da página Cultura Rondônia as 20 horas, dentro do Projeto Conexão Rondônia.

***********

Na transmissão teremos a presença do jornalista e artista da cultura popular rondoniense, Silvio Santos conhecido também por Zekatraca e da artista de teatro Valdete Sousa. Que de suas casas, irão falar de suas trajetórias na cultura Rondoniense.

Por: Sílvio M. Santos






Outros destaques


+ NOTÍCIAS