RO, Quinta-feira, 25 de abril de 2024, às 17:20



RO, Quinta-feira, 25 de abril de 2024, às 17:20


Lenha na Fogueira – Zé Catraca

Sílvio Santos

PORTO VELHO – Poxa vida, como é triste perder um amigo tão querido e admirado, como o Hiran Brito Mendes, ainda mais quando esse amigo fez tanto pela cultura do nosso estado. Não é à toa que o Hiran era conhecido como O BALUARTE.

***********

Baluarte em especial da escola de samba Pobres do Caiari. Não existiu e não existe até hoje, quem defenda a escola Caiari como o Hiran Brito.

- Advertisement -



***********

Além das suas investidas contra a turma da rival Diplomatas do Samba em especial, os enfrentamentos com o Leônidas.

**********

Quando o Flodoaldinho era o presidente da Pobres do Caiari, resolveu contar a história do Jacques Cousteau aquele navegador pesquisador, que transformou nosso Boto Vermelho em Cor de Rosa. O concurso de samba enredo foi realizado e quem ganhou foi a parceria Silvio Santos e Babá.

*********

Já em janeiro, Flodoaldinho convida o Hiran para uma conversa e informa que a escola não tem dinheiro para colocar o enredo sobre Jacques Cousteau

**********

Hiran correu para a TV Rondônia e praticamente invadiu o estúdio onde estava, sendo apresentado o Jornal de Rondônia e pediu para fazer uma convocação, no que foi atendido.

**********

Hiran então convocou todos os integrantes da escola de samba, para uma reunião as 19 horas, no espaço que hoje é conhecido como Praça das Caixas D’água e naquele tempo servia de local de ensaio da escola de samba.

*********

O bairro do Caiari em peso compareceu à reunião e o Hiran anunciou que a escola não iria SAIR por falta de recursos.

*********

Foi um chororô total. Naquele momento, o José Carlos Lobo pediu a palavra e sugeriu que escolhêssemos um novo ENREDO mais barato e então o Flávio Daniel sugeriu o Tema: “Das Loucuras da Vida à Ilusão do Carnaval”, tema que contou com a participação do Jader.

**********

Em votação foi aprovado por humanidade e o que foi melhor, todos da escola e moradores do Caiaria se comprometeram a ajudar.

**********

Hiran então convocou a dupla de compositores Silvio e Babá e os incumbiu de fazer o samba, já que haviam vencido o concurso do enredo do Cousteau.

*********

Resultado, em menos de 15 dias, a escola ficou toda pronta: Fantasias, Alegorias e Adereços e o resultado foi que o título daquele carnaval, foi vencido pela Caiari. Graças ao Hiran Brito Mendes.

**********

Sabe quem foi o principal responsável pela construção do Barracão da Caiari? Hiran Brito Mendes.

**********

O título em comemoração aos 25 anos da Caiari quando o Manelão era o presidente, foi de responsabilidade do Hiran Brito Mendes – O Baluarte.

**********

Quando fui presidente da FESEC no início dos anos 2000, convidei e o HIRAN aceitou, ser o Coordenador da Comissão de Jurados das escolas de samba. Até hoje a turma elogia o Hiran pela lisura do resultado.

**********

Hiran Brito Mendes jamais será esquecido no mundo carnavalesco das escolas de samba de Porto Velho.

**********

Descasa em PAZ meu amigo HIRAN BRITO MENDES – BALUARTE!

Por:Sílvio Santos






Outros destaques


+ NOTÍCIAS