O Colégio Dom Bosco foi responsável pela formação educacional de muita gente, inclusive muitos se transformaram em pessoas influentes em nossa sociedade e teve até quem se transformasse em político de destaque

Zé Katraca

PORTO VELHO – Uma notícia que deixou muita gente triste, foi o comunicado do presidente da Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia (Isma), padre Jefferson Luís Silva Santos, mantenedora do Colégio Dom Bosco de Porto Velho, confirmando o encerramento das atividades daquele estabelecimento de ensino. Nesses 88 anos de existência, o Colégio Dom Bosco foi responsável pela formação educacional de muita gente, inclusive muitos se transformaram em pessoas influentes em nossa sociedade e teve até quem se transformasse em político de destaque, como foi o caso do Francisco Chiquilito Erse e do Oswaldo Piana. O primeiro governou Porto Velho como prefeito e o segundo chegou a ser eleito governador do estado de Rondônia.

O Colégio Dom Bosco também foi o responsável da formação de vários músicos que ficaram famosos, como João Henrique, o Manga Rosa, o primeiro a compor um samba em Porto Velho e Rondônia; além do Paulo Santos que se transformou num dos melhores violonistas do Brasil.

************

Isso sem falar nos médicos, advogados, juízes, jornalistas, enfim, profissionais que contribuíram, contribuem e continuam contribuindo, com a sociedade rondoniense.

************

Vamos parar por aqui, para não cometer injustiças. O certo, é que os Salesianos responsáveis pela administração do CDB foram e são responsáveis pela formação de várias gerações em Rondônia.

************

Até meados da década de 1960, o colégio recebia alunos de outras cidades de Rondônia e de estados vizinhos no sistema de internato, até alunos oriundos da Bolívia estudaram como internos no Colégio Dom Bosco.

Nas Paradas de 7 de setembro não tinha quem superasse em termo de organização e disciplina, os desfiles dos alunos do Colégio Dom Bosco.

************

Na época, quem puxava os desfiles, era a Banda de Música cujos músicos eram todos formados no Colégio, depois veio a fanfarra que sempre foi considerada como uma das melhores.

************

E a farda de Gala! Os meninos ficavam todos ‘pávulos’ quando a direção do Colégio anunciava, que o evento seria com a Farda de Gala, o que facilitava a paquera juntos as meninas do Maria Auxiliadora e do Carmela Dutra.

************

Infelizmente, Porto Velho e Rondônia perde uma referência do ensino fundamental e médio, o nosso querido Colégio Dom Bosco.

************

O presidente da ISMA justificou a decisão da seguinte maneira:

************

“A decisão foi tomada após análise minuciosa de fatores internos e externos que impactaram o desenvolvimento das atividades educacionais do Colégio, em especial por conta dos impactos causados pela pandemia da Covid-19, sobretudo no mercado educacional particular. Tal avaliação demonstrou que a manutenção do atendimento de qualidade e eficiência, característica da marca Salesianos, seria inviável”.

************

As notas acima, contaram com a colaboração do jornalista Felipe Corona.

************

Por falar em cultura, hoje a noite, precisamente as 20 horas, acontece a live solidária do Boi Bumbá Flor do Campo, o maior vencedor do Festival Duelo na Fronteira de Guajará-Mirim.

************

A transmissão da live será através do canal Guajará Web TV.

************

Quer saber se o teu PROJETO está na lista dos definitivamente HABILITADOS pelo Edital Aluízio Batista Guedes da Funcultural, acessa o link abaixo:

************

https://funcultural.portovelho.ro.gov.br/uploads/arquivos/2020/12/36827/1607110663projetos-culturais-para-publicacao-transparencia-habilitados-04-12-2020-13h.pdf

Por: Sílvio Santos

Print Friendly, PDF & Email