RO, Terça-feira, 23 de abril de 2024, às 23:22



RO, Terça-feira, 23 de abril de 2024, às 23:22


Lenha na Fogueira – Prefeito visita cemitérios de locomotivas da Madeira-Mamoré e da Candelária

Zé Katraca

PORTO VELHO – Nem só de notícia ruim, se vive em tempo de pandemia. Nossa coluna desta quinta feira, 15, traz algumas noticiais que podemos classificar como muito boas. Começa com a Revitalização do Cemitério da Candelária e do Cemitério das Locomotivas que foram anunciadas terça-feira 13, pelo prefeito Hildon Chaves.

Os dois Cemitérios ficam há aproximadamente três quilômetros e meio do centro de Porto Velho.

***********

- Advertisement -



O Candelária existe desde a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, enquanto o Cemitério das Locomotivas existe desde quando o governo militar, através do 5º BEC resolveu encerrar, no início dos anos 1970, o funcionamento da EFMM.

O decorrer dos anos transformou as LOCOMOTIVAS que restaram em sucata, que foram jogadas no terreno em frente ao Cemitério da Candelária.

***********

Não resta dúvida, que os dois patrimônios históricos são atração turística, e é esse o objetivo do prefeito Hildon Chaves através da Semdestur.

***********

Outra boa notícia é que tudo indica que a Ponte do Madeira em Abunã, será aberta ao tráfego de veículos a partir de hoje, dia 15 de abril.

**********

A Ponte que é considerada a terceira maior do Brasil construída pelo DENIT, está com a inauguração marcada para acontecer no próximo dia 29 e quem vai cortar a FITA “Verde e Amarela”, é o presidente da República Jair Bolsonaro.

Apesar dos protocolos da Pandemia que devem ser respeitados, não tenho nenhuma dúvida de que acreanos e portovelhenses marcarão presença na inauguração. A Ponte é o sonho dos motoristas de carretas e carros em geral, que deixarão de pagar pela travessia da Balsa.

**********

Por falar em atração turística, falta pouco para a prefeitura de Porto Velho abrir as portas para visitação pública, do Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré,

**********

Segundo nossas fontes, a inauguração deve acontecer provavelmente no mês de julho. A obra está praticamente toda pronta.

*********

Na realidade, falta apenas a construção do CALÇADÃO que será implantado na orla do Madeirão, com o objetivo de concentrar os turistas que gostam de contemplar o Pôr do Sol.

E das pessoas que gostam de praticar caminhadas. Com certeza, será um dos espaços do Complexo mais utilizados.

********** 

A abertura no segundo semestre, com certeza vai acontecer com a maioria da nossa população (de Porto Velho), vacinada contra a covid 19.

***********

Tem um detalhe, quando o Complexo da Madeira-Mamoré começar a funcionar em sua totalidade, será a salvação do chamado Centro Históricos de Porto Velho que hoje em dia, está mais morto que múmia do Egito.

*********

Acho apenas que o comércio da Sete de Setembro e adjacências não será tão beneficiado.

O comerciante que for esperto tem que procurar adquirir a concessão de um espaço para montar seu negócio, no Galpão da Oficina ou no Galpão do antigo Cibec.

Digo isso porque, se o turista tiver que comprar alguma coisa, seja roupa ou apenas um souvenir, vai comprar nas lojas que estarão funcionando no Complexo e não no comércio da Sete de Setembro.

*********

Se eu fosse empresário que tem negócio no Chamado Centro Histórico, ficaria esperto para o Chamamento Público que com certeza a Prefeitura vai publicar, para locar os espaços do Complexo Ferroviário.

**********

Pelo menos conseguimos alguma coisa boa para colocar na coluna de hoje. Até amanhã se Deus quiser!

Por: Silvio M. Santos






Outros destaques


+ NOTÍCIAS