LUTO - O jornalismo de Rondônia perdeu sexta feira passada dia 20, seu mais irreverente cronista político, Gessi Taborda

Zé Katraca

PORTO VELHO – Ontem saiu a primeira pesquisa Ibope para o segundo turno da eleição para prefeito de Porto Velho. A pesquisa foi encomendada pela Rede Amazônica e o resultado é o seguinte: Hildon Chaves (PSDB) 49% e Cristiane Lopes (PP e PROS) 33%. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos. Olhando por esses números, fica difícil apostar na virada da Cristiane Lopes, uma vez que a diferença é considerada por alguns como grande.

Porém, se levarmos em conta a votação do primeiro turno, quando Hildon venceu com uma diferença de 20 pontos percentuais, o negócio muda de figura.

**********

Nessa primeira pesquisa do segundo turno, a diferença caiu para 16 pontos percentuais, o que pode ser considerada razoável.

**********

Por isso, é bom a turma do Hildon não relaxar, pois, a pesquisa que pode fazer a diferença, é a que for realizada após o debate que aconteceu ontem na SIC TV.

**********

Antes de entrarmos no comentário sobre o debate, vou fazer apenas uma perguntinha aos articulistas políticos, que dizem que o ex-governador Ivo Cassol tem grande rejeição perante o eleitorado de Porto Velho.

**********

Em minha leiga visão, acho que não é nada disso! Como é que Cassol registra alto índice de rejeição, se foi eleito governador de Rondônia por duas vezes, além de se eleger senador e conseguir eleger sua irmã Jaqueline deputada federal.

**********

Se eu fosse da turma do Hildon não apostaria nessa rejeição não.

**********

E o debate, Zekatraca? Vamos lá:

**********

Aliás, esperamos o Debate da SIC TV terminar, para finalizar essa coluna e então, tecermos alguns comentários a respeito das performances dos prefeituráveis.

**********

Como fica difícil apontar no momento um vencedor do debate, já que houveram momentos favoráveis ao prefeito Hildon e momentos favoráveis a Cristiane.

Uma coisa podemos afirmar, os dois candidatos não apelaram para a baixaria. O debate foi mais pautado nas propostas, apesar da insistência do candidato Hildon Chaves em dizer que o Programa de governo da Cristiane, é cópia (plágio) do Programa do município de São Luiz, que fica em Roraima, fato que foi contestado pela Cristiane.

**********

A única coisa que observamos e acho que todos que estavam assistindo o debate, foi o nervorsismo de Hildon Chaves. A Cristiane estava mais segura.

**********

Pelo menos até agora, nenhuma empresa de comunicação, anunciou que vai realizar debate antes do dia 29.

**********

Agora é esperar o ‘Embate’ do próximo domingo, pra ver quem vai governar Porto Velho nos próximos quatro anos.

**********

LUTO – O jornalismo de Rondônia perdeu sexta feira passada dia 20, seu mais irreverente cronista político, Gessi Taborda.

**********

Taborda estava com 69 anos e foi vítima da covid-19. Paulista de nascimento desembarcou em Rondônia no final da década de 1970. Na Rádio Rondônia, apresentou o programa “Antena Quente” conquistando a maior audiência do rádio rondoniense em especial, na capital Porto Velho.

**********

Servidor aposenta da Assembleia Legislativa de Rondônia. Boêmio inveterado, gostava de receber os amigos para ouvir boa música e bater papo em sua residência.

**********

Realmente Gessi Taborda vai fazer falta no jornalismo de Rondônia e nas rodas de amigos. Descansa em Paz!

Por: Sílvio M. Santos