O Duelo na Fronteira Virtual começa nesta sexta feira (18), com as apresentações dos bois Malhadinho e Flor do Campo de Guajará Mirim.

**********

A iniciativa é da Conexão Norte em sua página no facebook a partir das 20 horas (Rondônia), e 21 horas (de Brasília). É o Duelo na Fronteira Virtual.

**********

Breve história do Duelo na Fronteira – Nossa coluna Lenha na Fogueira é o único meio de comunicação do estado de Rondônia que cobre o evento desde seu primeiro ano, ou seja, 1995.

***********

No início, a sigla do festival era “Fefopem” que quer dizer, Festival Folclórico Pérola do Mamoré, nome sugerido pelo seu verdadeiro criador Adécio Mendes à época, presidente da União Municipal de Associações de Bairros – UMAN com o apoio da Unir e da Funcetur.

************

Só no ano de 1997 foi que começaram pra valer as disputas. Foi então que o Festival passou a ser chamado de Duelo na Fronteira.

*********

A arena foi montada na quadra da AABB que ficava em frente à sede da UMAN. As alegorias dos dois bois foram confeccionadas pelo seu Adécio na carpintaria existente na UMAM.

**********

Até o ano 2012, a disputa estava empatada, com cada grupo detentor de 8 títulos. Nos anos de 2013 o festival não aconteceu e em 2014 foi apenas mostra, a disputa voltou a acontecer de verdade em 2015, quando o Flor do Campo numa virada sensacional, venceu o Malhadinho na segunda noite de sua apresentação, ficando com 9 títulos do Duelo na Fronteira enquanto o contrário Malhadinho tem apenas 8 títulos.

***********

Lembrando que a transmissão virtual será pela página do Facebook do Conexão Norte. Cada apresentação tem duração de uma hora e meia.

*********** 

Nesta sexta 18, será exibido o espetáculo de 2011; no sábado o de 2015 e domingo será reprisado mais uma vez o de 2015.

************

Desde 2016, a festa não é realizada devido a questões financeiras.

***********

Então vamos matar a saudade assistindo a transmissão via página no facebook da Conexão Norte. Garanto que você não vai se arrepender.

***********

Por falar em Duelo, parece que alguns candidatos a prefeito de Porto Velho, estão enfrentando um dilema, quanto, quem será seu vice.

**********

Hildon Chaves que espera a resposta do vereador Mauricio Carvalho, Williames Pimentel do MDB também ainda não tem vice; Cristiane Lopes do PP sonha com uma indicação de Léo Moraes do Podemos. Vinicius Miguel do Cidadania ainda não sabe quem será seu vice.

**********

Apenas alguns candidatos que ainda não têm vice. Muitos outros enfrentam o mesmo dilema. Quem será o vice de quem?

**********

Melhor mesmo é curtir do Duelo na |Fronteira Virtual a partir das 20 horas desta sexta feira (18).

 

 

Por Silvio Santos