RO, Quinta-feira, 28 de março de 2024, às 19:34



RO, Quinta-feira, 28 de março de 2024, às 19:34


Lenha na Fogueira – Bloco Mistura Fina não desfila este ano

Zé Katraca

PORTO VELHO – O tradicional Bloco Mistura Fina que está completando 37 anos de fundação (1983 – 2020) em virtude da pandemia do corona vírus não vai desfilar neste dia 31 de dezembro, como vem acontecendo nesses anos todos. O Bloco foi criado pelos empregados da empresa Andrade Gutierrez a principal construtora da Usina Hidrelétrica de Samuel justamente no final do ano de 1983, quando no dia 31 de dezembro, desfilou pelas ruas de Porto Velho.

**********

A turma responsável pela criação do Bloco Mistura Fina à época residia num condomínio existente na rua Guanabara entre a D. Pedro II e a Carlos Gomes.

- Advertisement -



Se não estou enganado o único portovelhense que participou da criação do bloco foi o Bainha, na época eu morava na Guanabara, esquina com a D. Pedro II porém não participei da criação do bloco apesar de ser vizinho do condomínio onde moravam os técnicos que criaram o bloco.

**********

A maioria dos criadores do bloco era carioca, inclusive dois deles Edinho e Zé Leoncio eram bastante conhecidos nas rodas de samba do Rio de Janeiro. Edinho era da diretora de Harmonia da escola de samba Império Serrano e Zé Leôncio era compositor respeitado no mundo do samba.

**********

Nos primeiros desfiles do bloco os Homens se vestiam de mulher e suas esposas se vestiam de homem. O desfile saia por volta do meio dia da rua Guanabara, seguia até a Sete de Setembro e descia até a Brasília onde pegava a Almirante Barroso e parava estrategicamente no Bar do Casimiro, onde os foliões de Porto Velho comandados pelo Manelão o esperavam e ofereciam um Caldo de Carneiro preparado pelo Deusdete Careca e pelo Bainha tendo como auxiliar este escriba. Vale salientar que eu já não bebia bebida alcóolica.

Por: Sílvio M. Santos






Outros destaques


+ NOTÍCIAS