RO, Quarta-feira, 24 de abril de 2024, às 7:22



RO, Quarta-feira, 24 de abril de 2024, às 7:22


Jornalismo da Unir faz checagem de informações sobre degradação do Cemetron: fato ou fake

PORTO VELHO – Na segunda-feira (18) a Iniciativa Aruana de Checagem levou ao ar um texto sobre as condições da estrutura física do Cemetron, o Centro de Medicina Tropical de Rondônia, após fotos e vídeos da unidade de saúde circularem em redes sociais. As imagens passaram a ser divulgadas na semana passada, e logo atingiram um grande número de pessoas. O caso chamou a atenção, pois muito se questionou sobre o preparo do Cemetron para receber pacientes durante a pandemia de coronavírus.

Diante da situação, a jornalista Cadidja Medeiros, egressa do curso de Jornalismo da UNIR, reuniu o material disponível e publicou no site de checagem as conclusões sobre o caso denunciado, após ter apurado a situação. O texto está disponível no seguinte endereço: http://www.checagem.unir.br/noticia/exibir/11384.

Para chegar a uma conclusão foi necessário recorrer ao Tribunal de Contas Estadual (TCE) de Rondônia, e também foram acessadas informações junto ao próprio Cemetron.

- Advertisement -



Todo o material necessário para analisar o que circulou nas redes foi enviado a jornalista responsável pela análise.

Em seguida, o resultado foi publicado no site da Aruana, onde o processo de checagem e o resultado podem ser lidos na íntegra. Ainda que as fotos sejam atuais, não retratam todos os fatos que foram esclarecidos durante a checagem

A Aruana

Composta por alunos, ex-alunos e professores do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia, a Iniciativa Aruana de Checagem tem analisado notícias que circulam em Rondônia, ou que falam sobre casos que aconteceram dentro do estado, para chegar a conclusão se o que foi publicado é fato ou fake. As checagens já realizadas podem ser acessadas em www.checagem.unir.br, e contribuições e sugestões devem ser enviadas para [email protected].

Fonte e texto: Agência Experimental de Comunicação Aruana

Imagens: reprodução/Aruana






Outros destaques


+ NOTÍCIAS