RO, Quinta-feira, 25 de abril de 2024, às 23:25



RO, Quinta-feira, 25 de abril de 2024, às 23:25


ILUMINAÇÃO NA JORGE TEIXEIRA – Empresários elogiam ação, mas reclamam de corte das árvores e fios expostos

PORTO VELHO – Numa cidade com pouca arborização, apesar de localizada na Amazônia, quando se derruba uma árvore já causa reclamações. E isso fica pior se esse fato representa podar várias árvores, como está acontecendo atualmente quando se instala o novo sistema de iluminação da Avenida Jorge Teixeira, em Porto Velho. Mas a Emdur, empresa municipal responsável pelo serviço, tem explicações.

Apesar disso, muitas reclamações também porque a fiação está sendo feita pelo sistema aéreo, e várias pessoas criticaram pela facilidade já demonstrada por ladrões, há algum tempo quando roubaram toda fiação da rodovia BR-364 no sentido capital/Unir e, mais recentemente, quando poucos dias depois de ser inaugurada a iluminação da ponte sobre o Rio Madeira, os “amigos do alheio” levaram tudo e deixaram a ponte às escuras.

Ainda ontem quando o site conversou com pessoas na região do supermercado Araújo, duas pessoas lembraram: “Se lá na ponte os cabos estavam protegidos os ladrões levaram, aqui, que é só subir e puxar, eles vão aparecer de novo”, disse uma funcionário daquele supermercado moradora da Vila Dnit, próximo à ponte, na margem esquerda do rio Madeira.

- Advertisement -



Empresários da região onde a Emdur vem fazendo a implantação do serviço, também reclamaram principalmente da poda das árvores. “Numa cidade com baixo nível arbóreo, derrubar árvores ou mesmo podar, não deveria acontecer, ainda mais nesse período em que estamos festejando justamente o dia da árvore” criticou um deles.

No local da obra, onde houve quem acusasse a Energisa como responsável, o professor Ricardo Buarque também reclamando da poda e do sistema aéreo, “limpou a barra” da concessionária da energia elétrica. Ele disse que quando começou a podagem ele próprio foi à Emdur saber e lá disseram que a Energisa entra apenas com a colocação das lâmpadas. “Tudo feito pela Emdur com recursos de um convênio chamado Programa de Eficiência Energética da Aneel”.

FALA EMDUR

A Assessoria de Comunicação da Emdur explicou ao expressaorondonia.com.br que a presença da Energisa é apenas na colocação das lâmpadas. O resto é com a Emdur e uma empresa terceirizada. O investimento é da ordem de 300 mil reais, verba do Programa de Eficiência Energética da Aneel.

A Emdur é responsável pelo restante e está executando os serviços de implantação de 107 postes e 214 braços de luminárias, bem como lançamento de 6000 metros de cabo multiplexado. Quanto à utilização de cabos aéreos, isso resulta de decisão técnica e com objetivo de evitar furtos e atos de vandalismo. A empresa que está , sendo utilizados os cabos de alumínio na rede aérea, porque eles  têm menor valor econômico do que os de cobre, que utilizamos em rede subterrânea, o que desestimula a prática de ações criminosas.

A Energisa informou que está investindo cerca de R$ 2,4 milhões no projeto de eficiência energética das avenidas Jorge Teixeira e Imigrantes. Serão instaladas 1470 lâmpadas LED, que iluminam mais e gastam menos energia. “O Programa Eficiência Energética (PEE) é uma iniciativa federal, operada localmente pelas concessionárias de energia. Com o projeto de Porto Velho, vamos encerrar o ano com 17 iniciativas em vários municípios de Rondônia e economia acumulada por essas localidades que ultrapassará R$ 1,5 milhão até o fim do ano”, afirma o presidente da companhia, André Theobald

www.expressaorondonia.com.br






Outros destaques


+ NOTÍCIAS