RO, Sexta-feira, 19 de abril de 2024, às 23:02



RO, Sexta-feira, 19 de abril de 2024, às 23:02


Hospital Universitário também vai melhorar a formação dos enfermeiros, admite presidente do Conselho de Enfermagem

PORTO VELHO – A instalação do Hospital Universitário na Unir não será importante apenas para atender à formação dos futuros médicos, mas também para outros cursos na área de Saúde, promovendo a interação maior com a sociedade e, além disso, “servir como um importante centro de pesquisas”, no entendimento do presidente do Conselho Regional de Enfermagem Manoel Carlos Neri da Silva.

“É um espaço qualificado para a realização de pesquisas, fato que considero fundamental para qualquer instituição de ensino, e a isso se acrescente ser o Hospital Universitário importante para o desenvolvimento de políticas públicas de saúde, somando ao fortalecimento da formação profissional dos estudantes”, acrescentou.

Com o conhecimento de causa por anos de experiência na profissão – Manoel Neri foi presidente durante alguns anos do Conselho Federal de Enfermagem – ele lembra que acompanha há vários anos a discussão dentro da Unir para a instalação de um Hospital Universitário “que não será importante apenas para a formação de estudantes da Unir, mas, também, para a sociedade como um todo, porque terá mais um fator de assistência à saúde da população”.

- Advertisement -



Até o momento, a Universidade Federal de Rondônia não se manifestou sobre o assunto, mas o expressaorondonia deve ouvir nesta quarta-feira o chefe do Departamento de Medicina da Unir, médico e professor José Ferrari.

A falta de mais espaços para a formação de profissionais de saúde em Rondônia é um problema sério, continuou o presidente do Coren, “pela concorrência enorme, visando o uso dos espaços disponíveis para os estágios não só por parte dos cursos de formação superior, mas, também, pela necessidade que têm os cursos técnicos”.

Nenhum representante da Unir se manifestou até o momento sobre a não construção o hospital universitário, 20 anos depois de implantado o curso de Medicina

“Em Rondônia hoje praticamente todos os cursos de formação na área de saúde, tanto de cursos superiores quanto do ensino profissionalizante, em todo o Estado, e a oferta de estágio qualificado é fundamental para a boa graduação dos futuros profissionais. Portanto, criando um Hospital Universitário é muito importante sob todos os aspectos que a questão seja analisada e eu, como profissional da área, como presidente do Coren, sem dúvida dou total apoio ao projeto”.

Manoel Carlos Neri da Silva admite que a construção de um Hospital Universitário não é ainda tema de discussão no Coren, mas lembrou que este Conselho, “e todos os outros estaduais e mais ainda o Conselho Federal têm uma preocupação que pode ser bem atendida com o HU funcionando, que é relativa à melhor qualidade da formação dos graduandos”.

“Um dos problemas que vem afetando nossa profissão é a baixa qualidade do ensino e pode ter a certeza de que essa instituição vai melhorar a qualidade da formação, ajudará a melhorar a qualidade, tanto do ensino público quanto do privado”, reitera Neri. Ele destaca que para os estudantes de Enfermagem e de Técnicos será bom por haver melhor campo de estágio, razão pela qual o Coren dá todo apoio à ideia de termos nosso Hospital Universitário”.

www.expressaorondonia.com.br






Outros destaques


+ NOTÍCIAS