RO, Sexta-feira, 29 de março de 2024, às 3:18



RO, Sexta-feira, 29 de março de 2024, às 3:18


Grupo Especial da Polícia Federal antecipa operação, prende acusado e evita confronto violento entre invasores e indígenas

JI-PARANÁ – A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira, 20, a operação “Caraíba” para impedir um embate violento com possível resultado morte previstos para os próximos dias entre gente comandada por ‘grileiro’ responsável por invadir terras da União, perturbar costumes e tradições culturais indígenas e prática de outros delitos.

A nota divulgada pela Polícia Federal não informa aonde foi realizada a operação e em qual região do estado estava previsto este confronto entre invasores e os verdadeiros donos da terra, os indígenas.

As investigações tiveram início com uma carta subscrita por 21 indígenas encaminhada para Polícia Federal. Pelo que foi possível depreender em diligências preliminares, a pessoa responsável pela invasão na aldeia envolveu-se com a exploração de madeira, ocasião que passou a intimidar e ameaçar os povos nativos, no sentido de impedir que vivam de maneira tradicional.

- Advertisement -



Conforme apurado pela Polícia Federal, nos próximos dias ocorreria embate violento com possível resultado morte entre os envolvidos. Em razão da periculosidade do alvo, o Grupo de Pronta Intervenção da Polícia Federal (GPI) foi acionado com o objetivo de atuar nesta situação emergencial com o propósito de cumprir determinação judicial de busca e apreensão e medidas cautelares deferidas pela 2ª Vara Federal Cível e Criminal de Ji-Paraná. A ação foi integrada com a participação da Funai.

O nome da operação é uma alusão ao termo indígena para definir povos que não possuem suas culturas e tradições.

Fonte: Assessoria






Outros destaques


+ NOTÍCIAS