A mão amiga dos rondonistas levando apoio e solidariedade a ribeirinhos e sertanejos

PORTO VELHO – Sábado, 11 de julho, foi comemorado o Dia do Rondonista. A data marca a primeira missão do Projeto Rondon, batizada como Operação Zero, ocorreu em 1967. Na época, um pequeno grupo de pioneiros embarcou para Rondônia, para atuar ao longo da estrada de rodagem que estava sendo construída em substituição à Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

A operação contou com 30 universitários voluntários do então Estado da Guanabara, apoiados pelo Ministério do Interior e pelo Exército Brasileiro. Até 1989, primeira fase do Projeto Rondon, cerca de 350 mil universitários e 10 mil professores participaram de diversas missões em apoio à população ribeirinha da Amazônia e a sertanejos no agreste nordestino.

MEGA TRIPLA

Tradicionalmente, a Mega-Sena tem dois sorteios semanais, aos sábados e quartas-feiras. Em julho, no entanto, a Caixa promove a mega semana das férias, com três concursos na próxima semana, que ocorrerão nesta terça-feira, quinta-feira (16) e sábado (18). As apostas para o próximo concurso da Mega-Sena podem ser feitas até as 19h de terça-feira. Um jogo simples, de seis números, custa R$ 4,50. Quanto mais números marcar, maior o preço da aposta e maiores as chances de faturar o prêmio mais cobiçado do país. O prêmio desta terça é 44 milhões.

VERDE BRASIL

“Quem cuida da Amazônia é o Brasil e o brasileiro”. A afirmação é do ministro da Defesa com relação ao prosseguimento da Operação Verde Brasil 2, agora reprogramada para continuar até novembro. No período, o foco será no combate às queimadas. Segundo ele, a experiência do ano passado e o conhecimento dos órgãos ambientais serão fundamentais para o combate deste ano. A Verde Brasil 2 foi prorrogada por decreto do presidente da República.

VOLTA ÀS AULAS

Redes de ensino de todo o país apostam em habilidades socioemocionais para ajudar gestores, professores e famílias a lidarem com o retorno às aulas presenciais quando elas ocorrerem. São habilidades como persistência, assertividade, empatia, autoconfiança, tolerância a frustração, entre outras, que podem, de acordo com os especialistas entrevistados pela Agência Brasil, melhorar o aprendizado dos alunos e ser ferramentas importantes para lidar com a pandemia do novo coronavírus.

VACINA

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe alcançou 90,2% do público-alvo, ultrapassando a meta de 90%. Entre os grupos prioritários, os idosos foram os que tiveram melhor desempenho, com cobertura de 119,72%. Os estados e municípios receberam um total de 79,9 milhões de doses da vacina. Desse total, 81,18% foram aplicadas. Desde o dia 1º de julho, o Ministério da Saúde recomendou aos estados e municípios a estenderem a vacinação à população em geral até quando durarem os estoques da vacina, excedentes da campanha. A medida objetiva otimizar o uso das doses da vacina influenza nas localidades que não alcançaram a meta de imunização no público-alvo, que continua sendo prioritário.

RESPONSABILIDADE

O Ministério da Infraestrutura (MInfra) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) firmaram, esta semana, um Acordo de Cooperação Técnica com o Tribunal de Contas da União (TCU) com o objetivo de dar mais transparência na execução dos contratos sob responsabilidade da autarquia. Por meio do acordo, o TCU vai compartilhar seus sistemas de análises de orçamento e de licitações, que já fazem o acompanhamento técnico para identificação de tipologias previamente carregadas nas ferramentas. O acordo será mais um instrumento de fiscalização visando antecipar eventuais equívocos administrativos, ou até fraudes nos contratos executados pelo DNIT. Em contrapartida, a autarquia fornecerá ao TCU suas bases de informações estruturadas contendo dados relativos às planilhas orçamentárias, permitindo dinamismo no compartilhamento das análises e benefícios recíprocos.

Com informações da AgênciaBrasil