RO, Sexta-feira, 29 de março de 2024, às 9:12



RO, Sexta-feira, 29 de março de 2024, às 9:12


GIRO DE NOTÍCIAS – Um rápido olhar…

PORTO VELHO – Decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro transferiu de 30 de junho para 30 de setembro o prazo de alistamento militar obrigatório para jovens que completem 18 anos  em 2020, prorrogação em razão da pandemia do novo coronavírus.

O decreto foi publicado nesta sexta-feira (29/5) no Diário Oficial da União (DOU). Os brasileiros naturalizados que queiram se alistar também ganharam prazo de mais 90 dias. O ato foi publicado nesta sexta-feira no diário Oficial da União.

SISU PELA EAD

- Advertisement -



O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ofertará, a partir do segundo semestre, vagas para cursos de ensino a distância (EaD). A nova modalidade de oferta foi publicada em portaria no Diário Oficial da União esta semana O Sisu oferta vagas em instituições públicas de ensino superior com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A portaria determina ainda que as instituições de ensino superior devem disponibilizar um meio digital para que o estudante entregue a documentação necessária para a matrícula. Além disso, as instituições devem publicar na internet a lista de espera por curso, turno e modalidade de concorrência, assim como a sistemática adotada para convocação dos candidatos.

MULHERES

O número de denúncias de violência contra mulheres que a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos recebeu em 2019, por meio da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, aponta uma escalada do processo de violações à integridade e aos direitos das mulheres no país. O balanço divulgado hoje (29) pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos revela que na passagem de 2018 para 2019, o total de tentativas de feminicídio denunciadas por meio do Ligue 180 aumentou 74,6%, saltando de 2.075 para 3.624 notificações. (agenciabrasil.ebc.com.br)

IMPOSTO DE RENDA

A um mês do término do prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2020, a Receita Federal lembra que os contribuintes podem doar parte do imposto diretamente na declaração. É possível destinar até 3% do imposto devido para os fundos da criança e do adolescente e também até 3% aos fundos do idoso. Para destinar o imposto diretamente na declaração, o contribuinte deve optar pelo modelo completo. Ao preencher a declaração, na ficha “Doações Diretamente na Declaração”, basta escolher quanto quer destinar e para quais fundos.

DÚVIDAS PARA DOAR

Se tiver alguma dúvida durante o preenchimento, o Menu Ajuda está disponível ao clicar a tecla F1. Depois é só imprimir o Darf e pagar até o último dia do prazo de entrega da declaração. O valor destinado será abatido do que o contribuinte deveria pagar de imposto, se tiver saldo de imposto a pagar, ou somado à restituição, se tiver saldo a restituir.

SERVIÇOS

Primeiro setor a sentir o baque com a pandemia do novo coronavírus, principalmente no segmento de transporte aéreo e no turismo, os Serviços devem ser o último a sair da crise provocada pela covid-19. Com queda de 1,6% no primeiro trimestre, segundo divulgou nesta sexta-feira (28/5) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), puxou o desempenho negativo trimestral do Produto Interno Bruto (PIB) pela ótica da produção.






Outros destaques


+ NOTÍCIAS