Com os Jogos Olímpicos adiados para 2021, a Vila dos Atletas pode ceder suas estruturas para ajudar na luta contra o coronavírus

PORTO VELHO – O Governo poderá ser autorizado a utilizar finalistas de cursos da área de saúde a serem contratados para ampliar o quadro no combate ao coronavírus. O Projeto de Lei 1180/20 permite ao Executivo convocar os estudantes do último ano dos cursos da área de saúde para combater a pandemia de Covid-19, Mas a atuação dos estudantes deverá ser feita sob supervisão profissional.

Na justificativa o projeto, que se encontra em tramitação pela Câmara Federal estabelece que esse reforço visa dar melhores condições de atendimento e que e trata de atender a uma “imperiosa necessidade de trazer senso de realidade para a tomada de medidas extraordinárias no combate a este vírus e também a eventuais epidemias que possam surgir no futuro”. (Agência Câmara de Notícias)

SEM JOGOS, JAPÃO IMPROVISA

Com os Jogos Olímpicos adiados para 2021, a Vila dos Atletas pode ceder suas estruturas para ajudar na luta contra o coronavírus. Segundo a agência de notícias AP, a governadora de Tóquio Yuriko Koike pensa em transformar o conjunto em um hospital para receber pacientes infectados pelo novo Covid-19.

PARLAMENTO JOVEM

Já estão abertas as inscrições, até dia 29 de maio, na Câmara Federal para a 17ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). O PJB é um dos programas da Câmara dos Deputados voltados para o público jovem, que se tornou referência entre parlamentos estaduais e municipais como exemplo de prática pedagógica para educação política. O programa simula uma jornada parlamentar com estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares, ensino médio técnico integrado ao médio ou ensino médio na modalidade educação de jovens e adultos (EJA). Os selecionados passam por uma formação a distância, na qual aprendem sobre processo legislativo e sobre a atividade de relatoria de um projeto de lei. Os estudantes também participam de uma fase presencial em Brasília, de 21 a 25 de setembro, quando tomarão posse como jovens deputados. Durante uma semana, participam de atividades na Câmara dos Deputados e simulam uma jornada parlamentar real. Para participar da 17ª edição, o estudante precisa enviar a inscrição, até 29 de maio, por meio da ficha eletrônica disponível no site da Câmara (https://www2.camara.leg.br/a-camara/programas-institucionais/educacao-para-a-cidadania/parlamentojovem).

CLÁUSULA DE BARREIRA

A Cláusula de barreira, que estabelece o cociente eleitoral os partidos que disputarão a eleição deste ano já é coisa conhecida. Mas agora tem um complicador a mais, e deverá fazer muita gente pensar duas vezes antes de se arriscar para a campanha de vereador: é que não haverá coligações, as chamadas “escadas”. Com isso quem deve ter dificuldades em eleger algum  vereador serão os partidos “nanicos”, que muita gente chama de “cartoriais”.

ON-LINE

De acordo com o Ministério da Economia, foram digitalizados recentemente serviços como o registro de brasileiro com voo cancelado no exterior, a adesão à Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, o pedido de autorização de funcionamento das operadoras de planos privados de saúde e a apresentação de demanda de abastecimento junto ao Ministério da Agricultura. Também a comunicação de férias coletivas e o registro de instrumentos coletivos de trabalho ou de mediação coletiva de trabalho, na meta de apoiar as empresas para evitar demissões nesse período.