RO, Sexta-feira, 26 de abril de 2024, às 0:29



RO, Sexta-feira, 26 de abril de 2024, às 0:29


GIRO DE NOTÍCIAS – Um rápido olhar…

PORTO VELHO – Circula nas redes sociais um vídeo do secretário estadual de Saúde num apelo patético à população para que todos ajudem a bloquear o vírus que vem vitimizando e matando muitos rondonienses. Do que ele fala, este site concorda, mas há o lado reverso da medalha, daí a conclusão: “culpados em todos os lados”. Primeiro porque houve uma posição leniente do governo estadual e da prefeitura, porque desde o início não trabalharam duro contra quem abusou, jogando pelada ou com grupos bebendo e fazendo farra a noite toda. Enquanto os governos de Roraima e Pará fechavam os acessos a barcos e carros oriundos de Manaus, a BR-319 e o Rio Madeira continuaram abertos para chegada de passageiros oriundos da capital da Zona Franca, como se nada de mais estivesse acontecendo ali. E quantos chegaram aqui trazendo e transmitindo o vírus? Por que o governador Marcos Rocha não agiu? Será que faltou alguém para dar a ordem ou faltou ao comitê do covid e ao próprio Máximo ter peso suficiente para fazer Rocha agir como governador?

Fernando Máximo: não adianta cobrar só da população, o que sempre faz o secretário de Saúde

A culpa ainda em maior grau é do cidadão? Também. Mas é maior a responsabilidade de quem, tendo o dever de agir com firmeza ficou apenas editando decretos sobre decretos num festival que deixa qualquer um confuso, e indefeso. Nosso secretário procurou defender o governador “que trabalha 24 horas por dia”, e Máximo inseriu-se na frase.

EM ARARAQUARA

- Advertisement -



Que tal o governo e a prefeitura fazerem parceria e imitar a cidade paulista de Araraquara? A partir deste dia 15, veja só: “após a confirmação de que novas cepas do corona vírus encontradas em Manaus estão circulando em Araraquara, a prefeitura elaborou um novo decreto municipal endurecendo as medidas de isolamento social no município. Os leitos de enfermaria e de unidade de terapia intensiva (UTI) operam próximos da ocupação total, informou a prefeitura da cidade. Araraquara fica a 270 quilômetros da capital paulista. A principal alteração que o Decreto nº 12.485 traz é a restrição de circulação de veículos e de pessoas pelas ruas. Somente poderá circular quem trabalha em um serviço considerado essencial (como supermercados, farmácias, postos de combustíveis, entre outros, e quem for utilizar um desses serviços).

E O LEGISLATIVO?

A Assembleia vai bem, obrigado. Se um deputado pegar covid não tem problema: com certeza será mandado para um hospital de ponta em São Paulo, por conta do contribuinte. Já o cidadão comum, bom, talvez seja demais pedir que o governo aja mais sério?

TÍTULO ELEITORAL

Muita gente diz ser um documento desnecessário, da mesma forma que muitos criticam ser “obrigatório” a maiores de 18 e até aos 70 anos o exercício do voto. De qualquer forma, é necessário e a Justiça eleitoral criou o aplicativo “Título Net”, para facilitar quem ainda não tem o documento. Basta acessar o TítuloNet, selecionar a opção “não tenho” na guia “Título de eleitor” e preencher todos os campos indicados com dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento, além de homens terem de apresentar o documento de regularização militar. O pedido de emissão do documento é acompanhado pela internet, acessando a guia “Acompanhar Requerimento” e informar o número do protocolo gerado na primeira fase do atendimento.

CONTAS VAZADAS

Os vazamentos de contas de brasileiros de todas idades e posses, devido a uma invasão a sistema bancário, abrangendo 37 bases de dados que abrangem nome, Cadastro de Pessoa Física (CPF), endereço, foto, score (pontuação, em inglês) de crédito, renda, situação na Receita Federal e no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), tem uma opção para buscar contornar. É o sistema do BC que fornece um extrato das informações de uma pessoa com instituições financeiras. o todo, foram divulgados 37 bases de dados que abrangem nome, Cadastro de Pessoa Física (CPF), endereço, foto, score (pontuação, em inglês) de crédito, renda, situação na Receita Federal e no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Trata-se do Registrato, acessível em https://fs.bcnet.bcb.gov.br/adfs/oauth2/authorize?resource=urn:bcb:resource:web-api-prod&response_type=code&client_id=registrato-p&scope=openid%20profile&state=-6nTp_q7ku_fX9rsOC7RnrknE554KzscxjoZ7-6xs4s%3D&redirect_uri=https://www3.bcb.gov.br/registrato/rest/bcopenid/login

REGISTRATO

A ferramenta permite a consulta online do histórico de pessoa física ou jurídica em bancos e financeiras. Entre as informações que podem ser levantadas, estão a abertura de contas bancárias (ativas ou inativas), dívidas (liquidadas ou em aberto) e envios de dinheiro para o exterior.

Por: JL albuquerq






Outros destaques


+ NOTÍCIAS