RO, Quarta-feira, 17 de abril de 2024, às 23:03



RO, Quarta-feira, 17 de abril de 2024, às 23:03


GIRO DE NOTÍCIAS – Um rápido olhar…

PORTO VELHO – A capital rondoniense não está, apesar da alta de novos casos entre as 13 capitais brasileiras com maior incidência de crescimento da covid-19. A informação é do boletim semanal Infogripe divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mas de acordo com os pesquisadores envolvidos no levantamento, os dados divulgados hoje, 3, também mostram um avanço da doença.

As capitais são Campo Grande, Curitiba, Goiânia, Maceió, Palmas, Salvador, Belo Horizonte, Cuiabá, Manaus, Brasília, Rio de Janeiro, São Luís e São Paulo.

LEVANTAMENTO

- Advertisement -



O levantamento traz uma análise para as próximas três semanas (curto prazo) e para as próximas seis semanas (longo prazo).

BOLSA FAMÍLIA

O Governo Federal prorrogou, até 31 de dezembro, o prazo para gestores municipais e estaduais prestem contas sobre a utilização de recursos do Índice de Gestão Descentralizada (IGD-PBF) referentes ao ano de 2019. O indicador mede o desempenho de cada ente federativo para compor a base de cálculo de recursos a serem transferidos no aperfeiçoamento da gestão local do Bolsa Família e do Cadastro Único. Agora os responsáveis têm mais um pouco de tempo para a comprovação de gastos dos recursos destinados aos Conselhos de Assistência Social.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Sobre  a análise da comprovação de gastos pelos Fundos de Assistência Social, o prazo de prestar contas vai até 31 de dezembro de 2021.

HIPOCRISIA?

O anúncio da volta das aulas presenciais nas universidades públicas em janeiro mereceu, como era de se esperar, reação violenta de parte dos envolvidos, fazendo alegações diversas sobre prevenção ao covid, etc e tal. Mas se for analisar sem paixão pode ter muito de hipocrisia dos que são contra, porque enquanto não querem voltar às aulas, uma massa imensa de professores, funcionários de universidades e estudantes, estão indo às praias, aos shows, aos bares e às festas, além dos shoppings.

REITORES

O MEC vai ouvir os reitores sobre as aulas em janeiro. O expressaorondonia.com.br já pediu a posição da reitora da UNIR.

FURANDO A FILA

Promotores de São Paulo, e se conseguirem sucesso aí vai viralizar no país, querem prioridade para receber a vacina contra o covid naquele Estado. Alegam que mesmo durante a pandemia estiveram fazendo atendimento, etc, daí querem vacina antes dos outros. Segundo o jornal Correio Braziliense, “O documento foi organizado durante reunião do Conselho Superior do Ministério Público e consta na ata do encontro que ocorreu em 24 de novembro”.

SAÚDE, SEGURANÇA ETC

Que tenham trabalhado na pandemia, mas tomar a frente do pessoal da saúde, da segurança e até dos garis ai pé um pouco muito.

VIÚVA DE CABRAL

Em Brasília, mais um caso em que erro policial, e com certeza mais acima, vai acabar com o cidadão comum, que nada tem com a questão, tendo de pagar uma (justa) indenização. Um jovem, que não manca de perna nenhuma, foi preso porque testemunhas e vítimas disseram que ele foi um dos que faziam assaltos. Cinco anos depois foi solto e inocentado, e a Defensoria Pública quer 500 mil de indenização.

QUEM PAGA

O certo seria que quem prendeu, testemunhou e acusou rachasse a despesa. E não a conta ir para o contribuinte.

FISCO VIA PIX

As empresas que declaram débitos e créditos tributários podem quitar as contas com o Fisco por meio do Pix, novo sistema de pagamentos instantâneo do Banco Central. Em parceria com o Banco do Brasil, a Receita Federal está adaptando o recolhimento de tributos à nova tecnologia, lançada no mês passado e que executa transferências em até dez segundos.   O novo modelo do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), principal documento de arrecadação do governo federal, passará a ter um código QR (versão avançada do código de barras) que permitirá o pagamento via Pix. Bastará o contribuinte abrir o aplicativo do banco, ativar o Pix e apontar o celular para o código, que será lido pela câmera do celular.

Por: JL Albuquerque, com informações da AgênciaBrasil






Outros destaques


+ NOTÍCIAS