RO, Quarta-feira, 24 de abril de 2024, às 3:09



RO, Quarta-feira, 24 de abril de 2024, às 3:09


GIRO DE NOTÍCIAS – Um rápido olhar…

PORTO VELHO – Os jovens que desejam qualificação gratuita nos cursos técnicos em Agroecologia, Agronegócio, Agropecuária e Aquicultura com ênfase em Piscicultura, ganharam mais uma chance para se inscreverem. O Governo de Rondônia, por meio do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep), prorrogou o período de inscrições do Processo Seletivo até 13 de dezembro, para ingresso nos cursos técnicos de nível médio em 2021 para o Centro Técnico Estadual de Educação Rural Abaitará (Centec), em Pimenta Bueno.

A escola Abaitará fica no município de Pimenta Bueno

A prorrogação do edital nº 218 foi publicada no diário oficial de Rondônia na edição 233 na página 302 (https://tribunapopular.com.br/categorias/cacoal/).

INFORMAÇÕES

- Advertisement -



Interessados devem acessar o endereço http://idep.ro.gov.br/2020/11/05/edital-de-selecao-de-estudantes-para-cursos-tecnico-de-nivel-medio/

PERIGO!

A Universidade do Brasil, com sede em Fernandópolis (SP), teve suspenso o edital de vestibular para o curso de Medicina, por portaria do MEC, alegando irregularidades que já vêm acontecendo há algum tempo e motivou a proibição, no início deste ano,  do  ingresso de novos estudantes no curso de medicina e também vedou o aproveitamento de disciplinas de outros cursos para fins de expedição e registro de diplomas de medicina, mas decisões judiciais permitiram o curso continuar.

COISAS DO BRASIL

O TRF da 1ª região acatou a decisão do MEC, mas ninguém faça festa. Há direito de recurso e, quem sabe, uma reviravolta. Coisas do Brasil.

ENEM NO PRESÍDIO

Inscrições ao Enem para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade, deve ser feitas até dia 11, direto junto ao responsável pedagógico de cada unidade prisional ou socioeducativa. As provas do Enem PPL serão aplicadas nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2021, cabendo às secretarias de Segurança garantir a qualidade na aplicação do exame dentro das unidades prisionais que serão indicadas. As unidades precisam ter um espaço físico adequado para a aplicação das provas — ambiente escolar coberto, silencioso, com iluminação, mesas e cadeiras em condições para a realização do exame.

IDADE

Interessados a partir de 18 anos poderão utilizar o desempenho no exame como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso à educação superior.

PRIVATIZAÇÕES

O governo federal aprovou a inclusão de mais 58 ativos no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), visando leiloar nove estatais e 115 ativos de infraestrutura, de olho em conseguir arrecadar R$ 367 bilhões em investimentos privados, só no próximo ano. A lista é grande,, e pesada: Desestatizar os Correios, da Eletrobras, da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), da Trensurb, da Emgea, da Ceasaminas, da Codesa e do Nuclep em 2021, além de avanços na liquidação da Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores de Garantias (ABGF).

LEILÕES

A previsão 2021 é leiloar 115 ativos de infraestrutura. (Informações do Corrreio Braziliense)

FUTEBOL FEMININO

A técnica Pia Sundhage, da seleção brasileira feminina, reconhece que a prioridade atual é a  preparação da seleção de futebol feminino para a Olimpíada de Tóquio (Japão), em 2021, mas vai continuar, como vem fazendo desde julho do ano passado, a observar jogadoras que podem até não ir à capital japonesa no ano que vem, mas que ela considera peças importantes no futuro, pensando na Copa do Mundo de 2023 e nos Jogos Olímpicos de Paris (França), em 2024.   “O foco é estarmos preparadas para Tóquio. Quero encontrar um time competitivo, o que significa que temos que dar chances às atletas de chegarem lá. Mas acho que o momento mais importante para o Brasil será depois da Olimpíada. Temos muitas jogadoras jovens e excelentes. Não sei se estarão prontas para a Olimpíada, mas certamente estarão para a Copa”, afirmou Pia.

NOVATAS

Das 25 jogadoras à disposição para os jogos com as equatorianas, oito viveram a expectativa de estrear na seleção nos amistosos.

INJÚRIA RACIAL

O Supremo Tribunal Federal (STF) adiou ontem (2) a conclusão do processo que busca garantir o reconhecimento da prescrição nos casos de injúria racial. O julgamento foi suspenso por um pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes e não há previsão para a retomada. A Corte avalia se casos de injúria podem ser enquadrados criminalmente como racismo, conduta considerada inafiançável e imprescritível pela Constituição.

Por: JL Albuquerque, com informações da AgênciaBrasil






Outros destaques


+ NOTÍCIAS