Índios serão primeiros a tomar vacina contra o covid-19

PORTO VELHO – Índios terão prioridade na primeira onda de vacinação contra o covid, noticiou nesta terça-feira o site da Folha, citando como fonte o Ministério da Saúde. Idosos a partir de 75 anos e profissionais de saúde, além de idosos de 60 a 75 em asilos e hospitais psiquiátricos recebem nessa primeira onda, que inclui internos em asilos e em hospitais psiquiátricos. Já idosos na faixa de 60 a menos de 75 ficam fora do primeiro grupo. A vacinação, ainda sem data, terá quatro grupos diferentes. De 60 e 74 anos na segunda onda. Doentes com comorbidade na 3ª.  Professores, policiais e presos na quarta. Os outros, SDS.

VOCÊ ACREDITA

Que membros do Congresso, ministros, outras autoridades, e familiares não furarão a fila?

VACINA OBRIGATÓRIA

De 11 de dezembro ao dia 18,o STF vai analisar, de forma virtual, duas ações diretas de inconstitucionalidade (ADIs)  que avaliam a obrigatoriedade da vacinação contra a covid-19. Mas a reunião virtual não terá espaço para discussão da matéria, como acontece nas sessões normais. O PDT quer que a vacinação fique por conta dos governadores e prefeitos, e não sob responsabilidade do governo federal. Já o PTB alega que seja necessária comprovação científica para a aplicação da vacina.

COMO SEMPRE

O interesse público é colocado de lado outra vez e se vigorar a decisão do STF de deixar a governadores e prefeitos o cuidado com a doença, vamos ter um carnaval político.

MAIS UMA DO IBOPE

Depois de, outra vez, dar uma de “mãe diná”, o Ibope, e parceiros, errou na previsão de vários resultados eleitorais de domingo. Em Porto Alegre errou duas vezes, porque no turno dava a candidata das esquerdas Manoel D’Ávila vencendo com 40%, mas ficou nos 29% e Sebastião Melo, com 25%, mas ele fechou com 31%. No returno o Ibope, dia 28, sábado, dava 51 a 49 para Manoela, mas no dia seguinte, quando abriram as urnas Sebastião Melo  botou mais de 10% sobre Manoela. Como é de praxe, o presidente do Ibope pediu desculpas e, mais que isso, disse não saber como os “enganos” aconteceram.

AQUI FOI MAIOR

No returno portovelhense a discrepância foi ridícula: no domingo dava 60% para Hildon e Cristiane 40%. Foi 54 a 45%.

CNH VENCIDA

Começou a vigorar ontem, 1, a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), determinando que os documentos de habilitação vencidos em 2020 tenham mais um ano de validade, e sua renovação vai acontecer conforme o mês que coincida, em 2021, com a data de troca prevista para 2020, da mesma forma que Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) e a Permissão Para Dirigir (PPD). Ainda de acordo com a resolução, para fins de fiscalização, qualquer documento de habilitação vencido em 2020 deve ser aceito até o último dia do mês correspondente em 2021.

IPVA

Para quem atrasou IPVA e outras taxas, no entanto, a norma não vale, e não há indicação com relação a pagamentos de multas.

OLIMPÍADAS

O monumento dos Anéis Olímpicos foi reinstalado na Baía de Tóquio nesta terça-feira (1) (após ser retirado em agosto para passar por uma manutenção), agora que os organizadores estão acelerando os preparativos para os Jogos adiados para o ano que vem (para o período de 23 de julho a 8 de agosto).   A volta do monumento, que tem 15,3 metros de altura e 32,6 metros de comprimento e foi instalado inicialmente em janeiro, deveria enviar a mensagem de que a Olimpíada está chegando, disse o diretor de planejamento do governo metropolitano de Tóquio, Atsushi Yanashimizu, à Reuters. O monumento dos Anéis Olímpicos, que foi aceso no final desta terça-feira (horário local), continuará próximo à ponte Arco-Íris até o final da Olimpíada, em agosto, e depois será substituído pelo logotipo da Paraolimpíada.

FALTAM 8 MESES

Faltam menos de oito meses para iniciar os Jogos Olímpicos de Tóquio, que deveriam ser realizados de julho a agosto deste ano mas foram adiados para 2021.

Por: JL Albuquerque, com informações da AgênciaBrasil

Print Friendly, PDF & Email