RO, Sexta-feira, 19 de abril de 2024, às 16:07



RO, Sexta-feira, 19 de abril de 2024, às 16:07


GIRO DE NOTÍCIAS – Um rápido olhar…

PORTO VELHO – Num momento em que, mais que nunca, a atenção de saúde é ponto fundamental para a vida e que algumas categorias profissionais (enfermeiros, garis, policiais, médicos) são muito exigidos e contam também seus mortos, muito importante a campanha do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) intitulada “Abrace a Enfermagem”, que visa exaltar e valorizar o esforço dos profissionais da área durante a pandemia. Mesmo com todas as dificuldades estruturais e emocionais vividas diariamente, as equipes espalhadas pelo país continuam auxiliando no combate à COVID-19 e ajudando a salvar milhões de vidas.

CONSCIENTIZAÇÃO

O movimento Abrace a Enfermagem pretende chegar longe e conscientizar a população do país sobre as dificuldades enfrentadas pela categoria.

- Advertisement -



LIVROS

Com números em queda desde a popularização do e-commerce, as livrarias exclusivamente físicas passaram em 2020 por outro grande dilema, a pandemia do novo coronavírus (covid-19). Com o fechamento temporário do comércio para clientes presenciais e rigorosas medidas de restrição de circulação de pessoas em centros comerciais, os estabelecimentos culturais sofreram perdas significativas.   Para tentar contornar a situação, uma iniciativa inspirada em movimentos internacionais foi adotada por um grupo de mais de 120 livrarias do país. Com o mote #TudoComeçaNaLivraria, a campanha visa resgatar o hábito e as vantagens de se folhear um livro em meio a um acervo imenso de obras, como nos tempos pré-internet.

LIVROS FÍSICOS

Segundo editores, as vendas online não tiveram o resultado esperado no que diz respeito aos novos títulos, aos lançamentos de livros, como acontecia nas livrarias físicas.

SUPERINTELIGENTE

Laura Büchele passou a fazer parte da mais antiga e respeitada Sociedade de Pessoas com Alta Inteligência do Mundo (Mensa) onde, para ser incluída, a pessoa  tem de apresentar um Quociente de Inteligência (QI) acima de 130 e percentual superior a 99%. O dela vai mais além: equivalente a 99,5%. Créditos? A mãe da garota destaca o trabalho de professores desde o período inicial de estudos.

QUEM É

A itajaiense Laura Büchele tem 9 anos, fez  primeiro teste de QI aos sete anos e uma pontuação cima de 139.

ALFABETIZAÇÃO

O Ministério da Educação lançou anteontem, 27 um jogo direcionado a ajudar o processo de alfabetização de crianças entre 4 e 9 anos de idade, de forma lúdica, o Graphogame, jogo para celulares, tablets ou computadores, desenvolvido por pesquisadores finlandeses e já utilizado por 30 países e foi traduzido para 25 línguas.    Na prática, o aplicativo usa uma metodologia que estimula o desenvolvimento da consciência dos sons da língua oral e sua relação com figuras, em um processo chamado de instrução fônica.

PROFESSOR

Segundo o MEC, o jogo não substitui o professor. Para o Brasil ele foi adaptado pelo Instituto de Cérebro, da PUC/ Rio Grande do Sul.

FÓRMULA 1

O heptacampeão mundial de Fórmula 1 Lewis Hamilton fez a pole position para o Grande Prêmio do Bahrein com uma volta recorde na sessão de qualificação de sábado (28), ficando à frente do companheiro de equipe Valtteri Bottas, que completou a dobradinha da Mercedes.  O britânico completou a volta na pista do deserto de Sakhir de 5,4 quilômetros em 1min27s264.

OS OUTROS

Além da dobradinha da Mercedes, outros foram classificados para a disputa. Max Verstappen ficou com o terceiro lugar para a Red Bull, etc.

PROVA DE VIDA

A exigência da prova de vida anual de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está suspensa até o fim do ano. A Secretaria de Previdência do Ministério da Economia informou, no início da noite, que publicará, na segunda-feira (30), uma portaria com a prorrogação da medida. A prova de vida anual obrigatória deixou de ser exigida desde o dia 18 de março de 2020, como medida de proteção no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. A medida, no entanto, não afeta o recebimento de proventos e pensões. Com o adiamento da retomada da prova de vida, quem não fez o procedimento entre março e dezembro desse ano, não terá o benefício bloqueado até o fim de janeiro.

Por: JL Albuquerque, com informações da agenciabrasilebc.com.br)






Outros destaques


+ NOTÍCIAS