Cancelado o carnaval de Salvador

PORTO VELHO – A “nova vítima” do civid-19 foi o badalado carnaval baiano. Ontem a Prefeitura de Salvador confirmou o cancelamento da festa na terra dos soteropolitanos e apenas uma certeza: festa só se tiver vacina antes. O calendário da festa será discutido no momento certo”, informou a prefeitura pelas redes sociais.

QUANDO?

Uma coisa é certa: em Salvador a única coisa verdadeira com relação ao carnaval é que em 2021 não tem festa.

REVALIDA

A primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2020, terá sua primeira etapa dia 6 de dezembro, domingo. Na primeira etapa é formada por uma prova teórica, dividida em duas partes aplicadas no mesmo dia. Pela manhã, devem ser resolvidos cem itens objetivos. Na parte da tarde, os participantes precisam responder a cinco questões discursivas. A Matriz de Referência do Revalida e prevê aplicação de questões de ginecologia e obstetrícia, medicina clínica, cirurgia geral, pediatria e medicina de família e comunidade, abordadas de forma interdisciplinar.

REFERÊNCIA

A segunda etapa do Revalida é uma avaliação prática realizada em estações clínicas, e só participam os aprovados nas provas teóricas.

E A ÉTICA, OAB?

A Ordem dos Advogados do Brasil é uma entidade sindical? Se não for, pelo visto, está agindo como tal, e o caso mais recente foi esse de agora quando três presas, advogadas, reclusas devido à acusação de estarem associadas a uma quadrilha, negaram, conforme a nota distribuída pela assessoria do Gaeco, todas as afirmações feitas pela seccional da OAB de que o trio estava em situação degradante. E agora? Que tal um mea-culpa?

PREMATURIDADE

O Governo Federal está investindo mais de R$ 335 milhões para ampliar o cuidado às gestantes e recém-nascidos no mês da prematuridade, trabalho que visa fortalecer as ações para qualificação do cuidado neonatal no Brasil. A medida ocorre em alusão ao ‘Novembro Roxo’, mês de prevenção da prematuridade no país. Parte dos recursos, cerca de R$ 324,5 milhões, serão destinados para readequação de 692 maternidades no país. A verba poderá ser utilizada para melhorar a estrutura, ampliar o acesso e qualificar o atendimento desses serviços na assistência e acompanhamento a gestantes e recém-nascidos durante a pandemia da Covid-19 no país. A medida foi publicada pela portaria nº 3186, nesta sexta-feira (27/11).

GESTANTES

As ações de assistência à gestação se iniciam nos serviços da Atenção Primária no SUS e, depois, é encaminhada a gestante ou do bebê para a atenção especializada.

REFORMA ADMINISTRATIVA

A proposta de uma Nova Administração Pública, encaminhada em forma de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 32/2020 ao Congresso Nacional, tem como objetivo transformar a administração pública e alcançar altos índices de produtividade, oferecendo serviços de qualidade aos cidadãos a um custo mais baixo. As alterações valem para todos os entes da Federação – União, estados, Distrito Federal e municípios – e servidores dos três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário. A PEC altera vários artigos do capítulo da administração pública. Ela é a primeira etapa de um conjunto amplo de medidas que visam modernizar o modelo de administração pública do país.

DAÍ EM DIANTE…

A partir da aprovação da PEC serão necessários projetos de lei que regulamentarão os dispositivos constitucionais e garantirão essa transformação.

Por: JL Albuquerque, com informações da AgênciaBrasil

Print Friendly, PDF & Email