RO, Quinta-feira, 18 de abril de 2024, às 19:40



RO, Quinta-feira, 18 de abril de 2024, às 19:40


GIRO DE NOTÍCIAS – Um rápido olhar…

PORTO VELHO – A previsão do tempo para este domingo é de muita chuva e sol, 31 graus a máxima. HORÁRIOS – Os mesários deverão estar à postos antes das sete, porque a partir desse horário e até às 10 a prioridade do voto é para componentes do grupo de risco. Depois, até 17 horas para todos.

ORDEM DO VOTO – O eleitor votará primeiro para vereador, são cinco números de cada candidato e depois para prefeito, dois números.

MODO DE VOTAÇÃO – São três as opções de voto: no candidato, “em branco” e em “nulo”.

- Advertisement -



HIGIENE – Em todas seções deverá ter disponível álcool em gel ou a 70º; nem mesários, fiscais, juízes, candidatos e muito menos os eleitores terão acesso à mesa e depois à cabine de votação se não estiverem de máscara; o eleitor deve levar sua própria caneta para assinar o documento de votação. Mas não pode ser impedido de votar caso não leve a caneta, porque esse material tem na seção.

BOCA DE URNA – Está proibida e deverá haver fiscalização com apoio da Polícia Militar e Polícia Federal.

TITULO – O eleitor deve levar, além do título eleitoral um documento com fotografia, podendo votar com apenas um documento oficial de identificação.

COLA – O eleitor pode levar para a cabine uma “cola”  com nome ou número de seus candidatos.

RESULTADOS – O resultado da votação no primeiro turno deve estar anunciado até duas horas depois de encerrada a votação.

CELULAR – O eleitor deve deixar com o mesário o aparelho celular. É proibido fazer selfie ou fotografar a urna eletrônica.

GOLPE – Eleitor que receber mensagens sobre a possibilidade de se cadastrar em um site para votar em casa, por meio do celular, como substituição ao voto presencial, deve chamar a polícia. É mais um golpe armado contra o cidadão.

TÁ VENDO?

As urnas eletrônicas usadas nas disputas eleitorais no país são “incriticáveis”. Foi o que deixou claro, não usando esse “neologismo” mas dando direito a se imaginar assim, foi o vice-presidente do TSE, ministro Edson Fachin, para quem é um ato de “irresponsabilidade” críticas que colocam em dúvida a segurança do sistema de votação utilizado no Brasil. Para o magistrado, não existem fatos que possam justificar tais desconfianças. Segundo ele, o TSE, desde 2018 desenvolve ações de combate a notícias falsas, e que ninguém tem o direito de destruir essa liberdade (do voto) propagando notícias que não são verdadeiras.

POIS É

E se o ministro diz que é irresponsabilidade achar que as tais urnas não são “invioláveis”, é bom lembrar que um princípio básico das relações sociais é o direito de desconfiar. Bom, mas se o ministro diz que não….

DIFERENÇA

Quem entende de eleição sabe que na disputa municipal é praticamente impossível que o apoio de figurões, como um presidente da República, liderança política ou um governador, possa captar votos para possíveis apadrinhados. Isso vale muito para as eleições gerais, porque na deste domingo o eleitor está mais voltado para questões locais. E quem entende do ramo chega a dizer que muitas vezes um apoiamento desse nível pode mais atrapalhar do que conseguir um mínimo de vantagem.

REFRÃO

Um refrão muito divulgado nesse período eleitoral é a proposta de uma limpeza total, de não reeleger ninguém. Acontece que esses mesmos que propagam a ideia são os que daqui a quatro anos vão buscar reeleição. Tipo papo furado.

DIGITALIZAÇÃO

O governo federal quer estimular a digitalização de serviços públicos nos estados e municípios. Para isso, lança o guia “10 Passos para a Transformação Digital”, a ser apresentado durante a Semana de Inovação 2020, marcada para os dias 16 a 19 deste mês. Na esfera federal, a digitalização ultrapassou em outubro a meta dos mil serviços digitalizados no biênio 2019-2020. O guia foi desenvolvido em parceria com a Aliança pela Inovação e Sustentabilidade, Corporação Andina de Fomento (CAF), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A população terá acesso ao guia na forma online depois do lançamento.

BATE-PAPO

Quem quiser conhecer melhor o projeto assista, 5ª feira, 13 horas  “Trilha Temática: Como a experiência do Governo Federal pode inspirar a transformação digital do seu município?”. Inscrição em https://semanadeinovacao.enap.gov.br/.

INSETICIDA

Pesquisadores da Embrapa descobriram que a planta pimenta-de-macaco é  matéria-prima para um inseticida útil no controle de diversas pragas agrícolas. Segundo a pesquisa, um dos primeiros indícios de que a planta era tóxica para insetos e pragas surgiu quando identificaram que, quando mais adulta, a planta não sofria ataque de lagartas. A planta pimenta-de-macaco está relacionada ao fato de se tratar de uma substância natural que se degrada facilmente no ambiente, sem oferecer riscos à saúde humana e sem causar danos ao solo e aos cursos d´água, viabilizando a oferta de inseticidas de baixo impacto ambiental, capazes de contribuir para a sustentabilidade das cadeias produtivas de alimentos.

Por: JL Albuquerque, com informações da AgênciaBrasil






Outros destaques


+ NOTÍCIAS