Cupom ponderado em tempos de covid-19

PORTO VELHO – Em meio ao aumento da inflação dos alimentos que começa a estender-se por outros setores, o Banco Central (BC) não mexeu nos juros básicos da economia. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) manteve a taxa Selic em 2% ao ano. A decisão era esperada pelos analistas financeiros. Em nota, o Copom informou que, apesar da alta observada no preço dos alimentos e de itens industriais, o efeito sobre a inflação será temporário. O órgão, no entanto, aumentou a projeção para a inflação oficial em 2020, de 2,1% em setembro para 3,1% agora. Esse cenário supõe a manutenção dos juros básicos em 2% ao ano e dólar em torno de US$ 5,60.

FUTURO

O comunicado ressaltou que o ressurgimento da pandemia de covid-19 em diversos países tem provocado a desaceleração da retomada em diversas economias.

FLOR DE LÍS

Enquanto a deputada carioca, segundo a polícia a principal suspeita do assassinato do marido, continua no mandato, ela, dona Flor de Lís, pelo visto vai para o grupo de parlamentares brasileiros  acusados de crimes que a lei da imunidade parlamentar não deveria abrigar. Tudo porque seu processo no Legislativo foi mandado para o Conselho de Ética. Em Roraima, dois senadores com problemas, o “da cueca” e agora Telmário Mota que praticamente vibrou porque um jornalista que o criticava foi sequestrado e encontrado com múltiplas faturas. Graças às normas da impunidade parlamentar difícil que algo legal aconteça, com ele, e com o outro.

CONSELHO DE ÉTICA

Cidadãos que cometem crimes muito menores gostariam de serem julgados também pelos Conselhos de Ética. Uma piada.

BEATIFICAÇÃO

Assassinada numa tentativa de estupro, em 1982, quando fazia o pré-vestibular de Medicina, a mineira Isabel Cristina Mrad Campos, teve autorizado pelo papa Francisco a ser proclamada beata – beatificação, na Igreja Católica é o passo anterior à santificação. Em 2001, Isabel recebeu o título de “serva de Deus” do Vaticano, quando um grupo de pessoas entrou com um processo para a sua beatificação.

MARIA GORETI

Isabel, que fazia trabalho em defesa de doentes, é comparada à Santa Maria Goretti, morta lutando contra o seu agressor.

VITAMINA D

A deficiência de vitamina D foi constatada entre 82,2% das pessoas hospitalizadas devido ao covid, conforme estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism  terça-feira (27), abordando novas respostas sobre o papel da vitamina D no adoecimento por covid-19. Os resultados mostram que baixos níveis da vitamina D foram mais frequentes em um grupo de 216 pacientes internados com a nova doença em um hospital na Espanha na comparação com 197 pessoas fora do hospital, sem registro da doença.

DOENÇAS CRÔNICAS

Os hospitalizados com covid-19 e com baixos níveis de vitamina D tinham probabilidade de terem também doenças crônicas.

QUARENTENA

Devido ao aumento de casos de contaminação por covid-19, a prefeitura de Macapá, capital do Amapá, suspendeu por 7 dias atividades que gerem aglomerações.    De acordo com o decreto municipal, a medida abrange “todo tipo de atividade política de campanha eleitoral que gere aglomerações como adesivagem, bandeiradas, reuniões, comícios e caminhadas, assim como o funcionamento presencial de atividades não essenciais dentro do município”.

FECHA TUDO

O decreto prevê, ainda, a diminuição no horário de atividades de bares, boates,  eventos, clubes de lazer e recreação, balneários, parque de diversões e similares.

NA ALEMANHA

A Alemanha imporá lockdown emergencial de um mês, que inclui o fechamento de restaurantes, academias de ginástica e teatros para reverter um pico de casos de coronavírus que pode sobrecarregar os hospitais, disse a chanceler Angela Merkel, nesta quarta-feira (28).   A disparada recente no número de infecções gerou apoio político e público a novas medidas duras para reduzir os contatos sociais e conter surtos. A partir de 2 de novembro, reuniões particulares serão limitadas a dez pessoas de, no máximo, duas casas. Restaurantes, bares, teatros, cinemas, piscinas e academias de ginástica serão fechadas, e shows serão cancelados.

HOTÉIS

Dentre as várias medidas o governo alemão determinou também que pernoites em hotéis só estarão disponíveis para viagens de negócios.

Por: JL Albuquerque, com informações da agenciabrasil.ebc.com.br