As Forças Armadas garantindo a democracia

PORTO VELHO – Tropas federais vão garantir a eleição em sete estados, conforme decisão de ontem do Tribunal Superior Eleitoral. No total, os militares serão enviados parra 345 localidades que têm histórico de conflitos durante as eleições e baixo efetivo de policiais militares. Nas eleições gerais de 2018, o TSE autorizou o envio de tropas para 510 municípios em 11 estados. Nas eleições municipais de 2016, foram 467 municípios de 14 estados.

ONDE VÃO

Soldados das Forças Armadas serão enviados para cidades do Amazonas, Pará, Maranhão, de Mato Grosso do Sul e do Rio Grande do Norte, Acre e Tocantins.

ANTICORPOS

Uma das maiores revistas científicas do mundo, a “Nature”, confirmou estudos feitos por cientistas ingleses que apontam que doentes do covid 19 tendem a apresentar queda rápida de anticorpos. Em julho o levantamento feito pelo “King’s College”, com um grupo de pessoas já apontara isso, e a seguir o “Imperial College”  também fez o mesmo levantamento, agora de forma mais ampla, abrangendo perto de 400 mil participantes.

REFORÇO

A necessidade de uma dose de reforço em eventuais vacinas, para garantir o nível de anticorpos, é sugestão básica da pesquisa.

HOMENAGEM

Trezentos e setenta e cinco médicos de todo o país que morreram vítimas da pandemia, dados até esta semana, farão parte do memorial virtual  com o qual o Conselho Federal de Medicina pretende eternizá-los como heróis da luta contra o mal. A coleta de informações sobre cada um deles foi feito comparticipação de entidades médicas, sindicatos da categoria etc.

QUEM É QUEM

O painel virtual vai permitir conhecer cada um dos homenageados, região em que atuou, estado, sexo e mês de ocorrência.

ATENÇÃO CONCURSEIROS

Levantamento feito pelo Correio Braziliense destaca que só no DF 2021 será um bom ano para os concurseiros, mais de 10 oportunidades somando, ao final, mais de 13 mil vagas, isso, claro, se alguns não forem adiados. Dentre os órgãos há vagas na Defensoria Pública, na Procuradoria Geral, na Polícia civil, na Guarda Civil Municipal, Tribunal de Justiça. Veja em https://blogs.correiobraziliense.com.br/papodeconcurseiro/concursos-para-o-df-em-2021-15-editais-com-mais-de-13-mil-vagas-previstas/

EXEMPLO

No Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), um concurso para 10 auditores oferece salários acima de 16 mil reais.

DINHEIRO

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) atingiu R$ 105 bilhões concedidos como apoio emergencial desde o início da pandemia do novo coronavírus, em março deste ano. O recurso foi destinado a 258 mil empresas brasileiras que respondem pela geração de 8,5 milhões de empregos conforme o presidente do BNDES, Gustavo Montezano, revelando que a prioridade foram micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), que constituem 96% do total de empresas atendidas.

SEETOR PÚBLICO

As ações emergenciais do  BNDES, voltadas ao setor público, somaram R$ 3,9 bilhões em suspensões de pagamentos de estados e municípios.

RECONHECIMENTO

Terra Indígena Andirá-Marau, localizada nas divisas dos estados do Amazonas e do Pará, conquistou a primeira Indicação Geográfica (IG) de origem concedida a um povo indígena, em razão de dois produtos nativos: o waraná (guaraná nativo) e o pão de waraná (bastão de guaraná), conforme documento expedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI), na espécie Denominação de Origem, para os dois produtos cultivados na região, considerando características únicas devido ao bioma local e o “saber-fazer” do povo indígena com seu modo próprio de cultivo e obtenção do produto.

Por: JL Albuquerque, com informações da AgênciaBrasil