RO, Quinta-feira, 18 de abril de 2024, às 16:19



RO, Quinta-feira, 18 de abril de 2024, às 16:19


GIRO DE NOTÍCIAS – Um rápido olhar…

PORTO VELHO – A Unesc, a mais antiga escola de nível superior particular em Rondônia, está com inscrições abertas para o vestibular de ingresso em 2021, com as inscrições de forma digital, pelo Portal www.vestibularunesc.com.br ou nas secretarias acadêmicas dos campus de Cacoal, Porto Velho, Ji-Paraná, Vilhena. Em Porto Velho os cursos são:  Engenharia Civil (Bacharelado), Engenharia Ambiental (Bacharelado), Engenharia de Produção (Bacharelado) e Engenharia Mecânica (Bacharelado).

ENEM

- Advertisement -



No momento da inscrição, o candidato poderá optar também pelo ingresso via nota do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.

ENFERMEIROS

Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) publicada ontem, 26,  gera protocolo de prerrogativa a enfermeiros sobre morte de paciente, tanto em hospitais e postos públicos como em unidades privadas de atendimento pré-hospitalar móvel. A resolução abrange os seguintes casos: “carbonização, estado de decomposição (putrefação), decapitação, transecção (segmentação) de tronco, presença de rigor mortis, livor mortis (manchas hipostáticas) e algor mortis”.

MORTE ÓBVIA

Conforme a decisão do Cofen, “consideram-se sinais de morte óbvia aqueles já bem estabelecidos na literatura em saúde”.

VACINA

Em mais um passo na direção do desenvolvimento de uma vacina eficaz e segura contra a covid-19, o laboratório Astrazeneca, que trabalha com a Universidade de Oxford no desenvolvimento de um projeto de vacina anti-covid, anunciou ontem, 26, ter obtido sucesso na aplicação da vacina AZD1222, que  produziu resposta imune tanto em pacientes jovens, quanto em idosos. Em julho a “vacina de Oxford” já tinha apresentado resultados importantes, com pacientes entre 18 e 55 anos. Com os novos dados a expectativa é que os estudos sejam publicados por jornal científico, importante, para que a aplicação em massa comece em 2021.

IDOSOS

Os resultados dos testes em idosos também foram positivos, conforme entrevista de diretor da Astrazeneca à televisão.

ÁGUA NA LUA

O Observatório Estratosférico de Astronomia Infravermelha (Sofia, na sigla em inglês) da Nasa, a agência aeroespacial norte americana, anunciou ontem (26) a descoberta de água na superfície iluminada da Lua.   Moléculas de H²O foram achadas na cratera Clavius, localizada no hemisfério sul lunar, uma das maiores crateras visíveis do satélite natural a partir da Terra. Observações anteriores já haviam mostrado a presença de hidrogênio no local, mas essa é a primeira vez que água é detectada na Lua. A quantidade de água observada é o equivalente a 354,9 mililitros, um pouco mais da metade de uma garrafinha de água mineral.

CALMA

Mas ninguém se empolgue, porque conforme a própria Nasa, a quantidade de água na Lua é menor do que a água existente no Saara.

JUDICIALIZAÇÃO

O presidente Jair Bolsonaro criticou ontem, 26, a judicialização sobre a obrigatoriedade da vacinação contra o corona vírus. “Temos uma jornada pela frente onde parece que foi judicializada essa questão. E eu entendo que isso não é uma questão de Justiça, isso é questão de saúde acima de tudo, não pode um juiz decidir se você vai ou não tomar vacina”, disse a apoiadores ao deixar o Palácio da Alvorada na manhã desta segunda-feira. Na semana passada, ao menos três ações foram ajuizadas no Supremo Tribunal Federal (STF), questionando a competência para impor vacinação contra a covid-19 e para que o governo federal seja obrigado a comprar as vacinas e medicamentos que forem aprovados pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).

SEM ATROPELAR

Sobre a vacina de Osford, Bolsonaro disse que a notícia é promissora, mas é preciso aguardar a publicação dos resultados em revista científica.

Por: JL Albuquerque, com informações da AgênciaBrasil






Outros destaques


+ NOTÍCIAS