Dória hamletiano, seu dilema e sua matemática

PORTO VELHO – Governador de São Paulo João Dória em entrevista ao jornalista Datena, que pergunta: “Mas governador, o senhor quer comprar 46 milhões de dólares de uma vacina que ainda não foi completamente testada…..”. Dória responde: “Datena, comprar é uma coisa. Usar é outra”. Alguém entendeu? Será que ele quer comprar porque São Paulo está nadando em dinheiro, e aí pode desperdiçar comprando algo que nem sabe que vai usar?

CIÊNCIA INEXATA

Talvez Dória seja daquele tipo de gente para quem dois mais dois são quatro, e que se dane a Matemática.

CONTRATAÇÃO

Previsão de admissão de novos servidores federais consta da proposta orçamentária encaminhada ao Congresso em agosto, ao custo de R$ 2,9 bilhões. Para analistas, medida contraria intenção manifestada pelo Executivo de enxugar a folha de pagamentos da União. São mais de 50 mil vagas, com “o impacto orçamentário autorizado é de é de  2,907 bilhões, em 2021, e não pode ultrapassar R$ 5,377 bilhões, em 2022”, explicou o ministro da Economia.

É, MAS NÃO É, OU SERÁ?

Apesar de reduzir a carga viral em pacientes com covid-19, o vermífugo nitazoxanida não é eficaz na resolução dos sintomas da doença ao fim dos cinco dias de tratamento, nem é capaz de evitar complicações decorrentes da infecção pelo coronavírus, mas demonstrou benefício na resolução dos sintomas após sete dias de seguimento. As conclusões estão em artigo que traz os dados completos do estudo financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovações (MCTI).

APRESENTAÇÃO

Os resultados parciais foram apresentados em uma cerimônia no Palácio do Planalto, mas isso gerou uma grande discussão no Governo.

JOGOS SEM POLÍTICA

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o alemão Thomas Bach, afirmou que os Jogos Olímpicos não são sobre política e que precisam ser protegidos para não se tornarem uma “feira de manifestações”.   Com o pano de fundo do movimento Black Lives Matter (vidas negras importam), que protesta contra a injustiça racial, a pressão aumentou para uma mudança na regra 50 da Carta Olímpica, que proíbe qualquer forma de protesto político durante os Jogos.

“DIREITO”

Para Sebastian Coe, “os atletas têm o direito de fazerem gestos de protesto político durante os Jogos”, contrariando a política oficial do COI.

COVID-19

A adoção de um pet requer alguns cuidados. Principalmente para evitar uma outra tendência também percebida desde a chegada da covid-19: o aumento do número de animais abandonados – algo que poderia ser evitado caso a pessoa tivesse consciência das responsabilidades que existem por trás da adoção de um animal doméstico. O aumento no número de animais abandonados é explicado, em parte, pelos problemas econômicos pelos quais o país vem passando, acentuados com a chegada da covid-19. “Com a pandemia, aumentou o problema de desemprego e muitas pessoas tiveram dificuldade financeira para manter seus animais e, infelizmente, optaram pelo abandono.