RO, Terça-feira, 23 de abril de 2024, às 20:00



RO, Terça-feira, 23 de abril de 2024, às 20:00


GIRO DE NOTÍCIAS – Um rápido olhar…

PORTO VELHO – O Brasil ultrapassou os Estados Unidos e se tornou o país com maior número de pessoas recuperadas de covid-19 no mundo, informa a Universidade Johns Hopkins, que tem monitorado a pandemia do novo coronavírus em parceria com órgãos equivalentes ao Ministério da Saúde em todos os países.

O painel da Johns Hopkins mostra, no momento da reportagem, que o Brasil contabiliza 660.469 pacientes recuperados, enquanto os Estados Unidos somam 656.161. A Rússia está em terceiro lugar e registra 374.557 pessoas que foram contaminadas, mas não apresentam mais sintomas da doença.

NOTÍCIAS DO MUNDO

- Advertisement -



Lançado em 22 de janeiro, o painel dinâmico mantido pela universidade recebe dados médicos de todos os 188 países signatários da OMS e de centros secundários de atendimento médico.

VENTILADORES

Atendendo ação impetrada pelos procuradores rondonienses, o ministro Luís Roberto Barroso, do STF,  concedeu medida cautelar garantindo a aquisição de 30 ventiladores pulmonares, usados para tratamento de pacientes com sintomas mais graves da covid-19. Com a necessidade de Rondônia em combater o coronavírus e reforçar o tratamento da covid-19 no Estado, a ação cível originária visava impedir que a União se apossasse de forma compulsória de ventiladores pulmonares com a qual o governo havia celebrado contrato de aquisição.

Justificativas

Na ação STF junto ao, os procuradores do Estado enfatizaram o direito à saúde da população e mostraram a existência de perigo na demora da chegada de equipamentos, já que o alto potencial de contágio do vírus causador da covid-19 tem levado ao rápido crescimento do número de pessoas que necessitam de internação em UTI e suporte de ventilação mecânica.

ELEITORAL

A próxima terça-feira encerra uma data importante na área política: dia 30 é o último prazo para que os partidos apresentem ao Tribunal Regional Eleitoral suas prestações de contas referentes a 2019, conforme a norma 23.604/2019 do TSE. E os partidos que não apresentarem suas contas até a data exigida estão sujeitas às sanções previstas nesta Resolução e na Lei nº 9.096/1995 (Lei dos Partidos Políticos). Os diretórios municipais devem enviar suas prestações de contas aos respectivos juízes eleitorais.

SERÁ MESMO?

Será que desta vez não teremos mais o famoso (seria famigerado?) “jeitinho brasileiro? Só vendo mesmo para crer que algum partido não entregue suas contas e não seja punido.

TRABALHO INFANTIL

O Ministério da Saúde, juntamente com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, lançam, neste mês de junho, a cartilha ‘Consequências do Trabalho Infantil – Os acidentes registrados nos Sistemas de Informação em Saúde’. O material trata das consequências do trabalho infantil na saúde, chamando a atenção especialmente para o risco de acidentes que as crianças e adolescentes estão expostos, buscando informar e mobilizar toda a sociedade para a importância da erradicação desse problema. O trabalho infantil no Brasil é crime e agrava a vulnerabilidade social de crianças e adolescentes, expondo-os a inúmeras situações de risco e a violações graves de direitos humanos.

Com informações da agenciabrasil.ebc.com.br






Outros destaques


+ NOTÍCIAS