BC deve manter a taxa selic em 2 por cento na reunião da próxima terça

PORTO VELHO – O Banco Central, dependendo ainda da reunião de 3ª feira do Copom,  poderá manter a taxa básica de juros Selic em 2%, admitem especialistas citando que o aumento nos preços de produtos alimentícios é pontual, não deve se manter por muito tempo e tampouco influenciará a decisão do BC sobre juros.

Além disso, alguns itens do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ainda registram deflação no acumulado do ano.

MERCADO

Para economistas ouvidos sobre o assunto, “o mercado está com viés de alta de juros, mas para o ano que vem”.

VIAGENS AO EUA

A partir de 2ª feira, 15, 0o Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos valerá naquele país documento retirando as restrições para brasileiros entrarem no país, o que já vinha desde o fim de maio, devido à pandemia da covid-19. De acordo com o documento, serão implementadas medidas adicionais de segurança sanitária para conter o avanço da doença.

15 AEROPORTOS

Norma valerá em apenas 15 aeroportos do EUA e também vale para outros países, como China, Reino Unido e Irlanda

JI-PARANÁ

A Prefeitura de Ji-Paraná está investindo R$ 420 mil, recursos próprios, na substituição das antigas lâmpadas de vapor de sódio e vapor metálico por Lâmpadas de LED. Nesta primeira etapa estão sendo contemplados cerca de 20 quilômetros de ruas e avenidas da cidade.  A instalação está sendo executada pelas equipes da própria Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. Já receberam nova iluminação a Avenida 31 de Março, rua Jasmim, K-5, T-23 e a rua principal do distrito de Nova Colina. As próximas ruas que serão beneficiadas são, a Avenida Marechal Rondon, Avenida Brasil, Saul Benesbi, Castelo Branco, e o Beira Rio do Primeiro Distrito, na área que está sendo revitalizada pela Semosp.

PLANEJAMENTO

O planejamento da prefeitura é de ir aos poucos substituindo as lâmpadas tradicionais. “É um trabalho que faremos de forma gradativa.

CÂNCER INFANTIL

Todos os anos, 12 mil crianças e jovens, até 19 anos, são diagnosticadas com câncer no Brasil. O montante representa de 1% a 3% de todos os casos de câncer diagnosticados no país, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Sobre essa realidade que a campanha Setembro Dourando chama a atenção da sociedade.   De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o câncer infanto-juvenil, na maioria das vezes,  apresenta sinais e sintomas semelhantes a outras doenças comuns da infância. A recomendação é que os pais realizem consultas regulares com o pediatra.

ACOMPANHAMENTO

Para a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), “É fundamental que os pais e cuidadores realizem consultas pediátricas regulares com seus filhos, visando o diagnóstico precoce da doença e sejam encaminhados para os centros oncológicos pediátricos de referência, permitindo assim, melhor chance de cura, de sobrevida e de qualidade de vida do paciente e da família”.

MAIS COMUNS

Nas crianças e adolescentes, os cânceres mais frequentes são as leucemias, os tumores do sistema nervoso central e os linfomas. (agenciabrasil.ebc.com.br)

ÓBITOS

No Brasil, assim como nos países desenvolvidos, o câncer representa a primeira causa de óbito por doença entre as crianças e adolescentes de 1 a 19 anos de idade. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o câncer infanto-juvenil, comparativamente com o do adulto, cresce quase sempre rapidamente, é geralmente mais agressivo, mas responde melhor à quimioterapia.

Por: JL Açbuquerque; com informações da AgênciaBrasil