RO, Terça-feira, 23 de abril de 2024, às 17:03



RO, Terça-feira, 23 de abril de 2024, às 17:03


Força da máquina elege 1º e 2º colocados na eleição da Unir

Porto Velho – A professora Marcele Regina foi a mais votada para reitoria da Universidade Federal de Rondônia (Unir), durante a eleição encerrada na noite desta quinta-feira. O segundo colocado é o ex-vice-reitor Marcelo Vergortti, o que demonstra a força da máquina administrativa de uma instituição com estrutura e orçamento anual bem maior que a de muitos municípios brasileiros. De acordo com informações de bastidores, os dois primeiros colocados seriam candidatos apoiados pela atual administração da universidade.

O professor Delson Fernando, do curso de Direito, ficou em terceiro lugar e deve figurar na lista tríplice a ser encaminhado para que o presidente da República nomeie um entre os três.

Os outros dois concorrentes eram os professores doutores Cláudio Luiz do Amaral Santini e José Ferrari.

- Advertisement -



A professora Marcele Regina obteve 48,83% dos votos válidos, ficando bem à frente do segundo colocado. Marcelo Vergotti, que obteve 31,76% da votação. Delson Xavier vem em seguida com 12,15%; José Ferrari, com 4,08%; Claudio Santini, com 3,15%. Marcele venceu nos segmentos de professores e de estudantes de forma esmagadora.

A eleição na Unir ocorre em três etapas: consulta à comunidade acadêmica, ocorrida nesta quinta-feira, eleição da lista tríplice pelo Consun (Conselho Superior Universitário), finalmente, encaminhamento da lista para nomeação de um dentre os três pelo presidente da República.

A batalha agora será uma guerra de bastidores, com informações e contrainformações, levadas ao Palácio do Planalto para influenciar na decisão do presidente Jair Bolsonaro, que é quem vai dar a canetada final.

A tradição na universidade em todos as suas eleições é o Conselho Universitário acatar o resultado da consulta à comunidade acadêmica, formando a lista tríplice com os três mais votados.

A previsão é a de que até o final do mês de setembro já esteja nomeado o novo reitor da Universidade Federal de Rondônia.

Com mais de 11 mil acadêmicos, professores e técnicos aptos a votos, a Universidade Federal de Rondônia está presente nas principais regiões do Estado e tem orçamento anual de quase 300 milhões de reais.

www.expressaorondonia.com.br






Outros destaques


+ NOTÍCIAS