RO, Quinta-feira, 25 de abril de 2024, às 8:45



RO, Quinta-feira, 25 de abril de 2024, às 8:45


Condutores mal-educados podem aumentar acidentes na faixa de pedestre – e matar

PORTO VELHO – A falta de educação de pedestres no uso da faixa de segurança, ao fazerem a travessia de um para outro lado das ruas, é uma forte aliada da possibilidade de acidente de trânsito – às vezes, lamentavelmente, ferindo com gravidade a vítima e até matando.

O secretário da Semtran, coronel PM Kisner, lembrou que não basta ao pedestre apenas botar o pé na faixa para que o trânsito pare.

- Advertisement -



Ele lembrou ser necessário que a pessoa ao iniciar a travessia sinalize claramente com o braço para chamar a atenção do condutor do veículo, de ciclista a motorista.

E explicou: “pode ser que alguém entre na faixa entendendo que naquele espaço a lei prevê que seja de uso dele, mas é necessário compreender que o condutor do veículo, que esteja prestando atenção ao tráfego não veja. É preciso que haja uma sinalização clara”, disse o secretário.

Neste sentido ele explicou que o setor de Educação no Trânsito já vem realizando trabalhos em escolas, e deve continuar neste ano, além de outro programa de revitalização das faixas de segurança.

Essa revitalização, conforme o secretário da Semtran, das faixas de pedestre está sendo desenvolvida pelo próprio órgão, em convênio com alguns segmentos inclusive com uso de reeducandos.

Ciclistas

O projeto deve também partir para a reeducação de ciclistas, muitos deles, especialmente alunos de escolas, que entram na faixa pedalando suas bicicletas, o que pode acabar causando um acidente grave, ainda que o tráfego de outros veículos fique parado, com uma pessoa que vá andando na própria faixa.

Outra questão que chama a atenção no uso da faixa de pedestres é o uso por estudantes, alguns deles, em razão até porque a faixa se inicia praticamente na porta da própria escola, o que facilita, na pressa de ir para casa a garotada se expor aos riscos.






Outros destaques


+ NOTÍCIAS