RONDÔNIA – A Coordenação de Cultura do Sesc Rondônia realiza com apoio do Museu da Memória Rondoniense, no dia 23 de abril, às 18h00 (Horário de AM), pelo Canal do Sesc RO no youtube a Live de Abertura da Exposição Instalação URU-EU-WAU-WAU, da artista visual Déba Tacana.

A instalação é composta por 250 peças de 10cmx8cm, tec. cerâmica 760ºC, terracota. Os formatos das peças correspondem ao formato de X, semelhante a pássaros de asas abertas presente na pintura corporal do povo Uru Eu Wau Wau do Estado de Rondônia. O conceito poético desta obra se propõe a dialogar com a base epistemológica indígena, mas não podendo jamais traduzir esse sentido que é infinitamente mais ampliado no território e só representado por um Uru Eu Wau Wau. Esta obra trata-se de investigação artística contemporânea sobre a presença e ocupações indígenas na construção de outros mundos possíveis por meio da poética ficcional das artes visuais e linguagem cerâmica.  Segundo a artista: “- Ao sempre azul “Céus de Rondônia” devemos a memória da cor vermelha deste chão: o sangue de nossos ancestrais. A instalação Uru Eu Wau Wau é corpo-cerâmico em movimento”.

Déba Viana Tacana é ceramista, nasceu em território de dispersões e encontros, nas fronteiras entre Brasil e Bolívia. Vinda do estado de Rondônia, tem origens indígena e cigana. Como artista visual, investiga na permanência dos corpos cerâmicos memórias que dizem de outras dimensões para entender território e etnicidade.

A exposição fica disponível de 23 de abril a 23 de maio de 2021, na sacada do segundo piso do museu e é uma realização da Coordenação de Cultura do Sesc Rondônia com apoio do Museu da Memória Rondoniense. Esta parceria é uma resposta à continuidade das atividades culturais em Rondônia, em meio a conjuntura decorrente da pandemia de Covid-19.

 

 

 

 

Fonte: Cultura Sesc Rondônia

Print Friendly, PDF & Email