RO, Sexta-feira, 26 de abril de 2024, às 9:02



RO, Sexta-feira, 26 de abril de 2024, às 9:02


Exército, Sedam e Ambiental apreendem 11 dragas em operação na baía de Porto Velho; ninguém foi preso

PORTO VELHO – Uma semana após o expressaorondonia denunciar a ampliação do garimpo ilegal na baía de Porto Velho, bem nas barbas das autoridades da Marinha da Polícia Ambiental, entre outras, uma operação policial apreendeu onze dragas em plena operação, neste fim de semana, durante uma Operação da Polícia Militar Ambiental (PMA), Exército Brasileiro e Secretaria de Meio Ambiental (Sedam) em Porto Velho. Em duas das dragas foram encontradas cerca de 400 gramas de ouro, diz a Sedam.

Segundo o capitão Jairo Carneiro, da Polícia Ambiental, as dragas foram encontradas fazendo garimpagem na APA do Rio Madeira, uma área de proteção ambiental.

“Nessa área não se pode ter empreendimento ou balsa. Mas eles estão adentrando e fazendo a garimpagem, pois não possuem licença ambiental para a atividade”, afirma.

- Advertisement -



Ainda conforme o capitão, nenhuma das dragas apreendidas tinha autorização para estar dentro da APA do Rio Madeira.

“Aqui no primeiro dia nós apreendemos seis dragas. Essas dragas são reincidentes nesse tipo de crime. Desde sexta-feira, 24, duas pessoas foram conduzidas à Polícia Federal (PF) pela extração ilegal de ouro na APA”, conta.

Em entrevista, o capitão Jairo afirma que o Exército está retirando os motores das dragas apreendidas. “Após a retirada dos motores, as dragas serão devolvidas aos proprietários”, diz.

As 400 gramas de ouro encontradas em duas balsas foram levadas à PF, segundo a Sedam.

A operação Rio Madeira seguirá por tempo indeterminado e é realizada a pedido do Ministério Público de Rondônia (MP-RO) e Ministério Público Federal (MPF).

Você leu aqui:

Garimpo floresce na baía de Porto Velho, sob as barbas da Marinha e da Polícia Ambiental; ribeirinhos reclamam da truculência dos garimpeiros

 






Outros destaques


+ NOTÍCIAS