Será feita a inserção da placa “Alameda Jornalista Euro Tourinho”, via que interliga as avenidas Calama e Pinheiro Machado

PORTO VELHO – Falecido dia 25 de novembro do ano passado, a menos de dois meses de comemorar os 98 anos, considerado um dos três grandes da História Oral de Rondônia (*), o jornalista Euro Tourinho será homenageado nesta noite com a designação de uma via urbana com seu nome, conforme lei municipal promulgada pelo vereador Edwilson Negreiros, presidente da Câmara Municipal.

A inserção da placa “Alameda Jornalista Euro Tourinho”, via que interliga as avenidas Calama e Pinheiro Machado, e que  até a promulgação da lei era conhecida por Rua Guiana (**), no Bairro Embratel, vai acontecer às 19 horas desta quinta-feira, em frente à sede da Confraria do Buraco do Candiru, tendo como mestre de cerimônia o historiador e jornalista Anísio Goraieb Filho, membro da Academia Rondoniense de Letras

Jornalista “por acaso”, como ele se definia, Euro Tourinho foi também jornalista de um só jornal, o Alto Madeira, que ele comandou durante mais de 55 anos, onde assinou durante muitos anos a coluna social “Eurly”, nome de sua única filha, e um fato interessante na relação dele com os colegas de profissão foi o grande respeito que granjeou no grupo, especialmente com os que trabalharam diretamente com ele – “O Euro não foi um diretor, mas um colega de redação”, diz sempre que fala sobre o ex-diretor o repórter Lúcio Albuquerque.

Mas o homenageado pela Câmara Municipal não pode ser visto na história rondoniense apenas como um jornalista de grande destaque, porque foi além disso: O Euro deve ser lembrado não só como um jornalista que noticiou fatos importantes da nossa História. Ele, ao lado de outros como Vinícius Danin, deve ser lembrado também como testemunha e parte ativa da nossa História”.

ANÍSIO GORAYEB

O jornalista e historiador Anísio Gorayeb Filho enviou a várias pessoas um comentário sobre a figura do homenageado: “Nessa quinta-feira (30/07) será fixada a placa na nova Alameda Euro Tourinho, antiga Rua Guiana, numa solenidade, a qual terei a honra de apresentar, as 19:00 hs no Buraco Do Candiru.

Aproveito a ocasião para parabenizar a família Tourinho, pela justíssima homenagem ao seu patriarca e nosso grande e saudoso mestre Euro Tourinho, que nos deixou no dia 25 de novembro de 2019, aos 97 anos.

No mosaico abaixo, minha homenagem e demonstração de carinho, a esse grande amigo de meu pai e também meu grande amigo”.

(*) – Além de Euro, outros dois grandes nomes da nossa História Oral foram o jornalista e professor Esron Menezes e o professor Abnael Machado de Lima, todos membros da Academia de Letras de Rondônia.

(**) A Guiana, um país na costa do Atlântico Norte, na América do Sul, é marcada por sua densa floresta tropical. Com idioma oficial inglês, críquete e música calipso, o país é culturalmente vinculado à região caribenha. Sua capital, Georgetown, é conhecida pela arquitetura colonial britânica, representada pela catedral anglicana de São Jorge, revestida de madeira pintada.

www.expressaorondonia.com.br