RO, Quinta-feira, 25 de abril de 2024, às 13:56



RO, Quinta-feira, 25 de abril de 2024, às 13:56


Ética na Assembleia é a ‘raposa cuidando do galinheiro’. Comissão é composta por deputado com ações na Justiça

PORTO VELHO – Experiência para dirigir um poder legislativo não lhe falta. Entre 2013 e 2014 o atual presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano, então usando seu nome civil – Alex Mendonça Alves – presidiu a Câmara Municipal de Ariquemes, de onde deve ter trazido algum ensinamento para esse momento maior na condição de presidente da Assembleia Legislativa, mas também o que, certamente, deverá estar causando maior pressão.

E não é devido a discussões de projetos de leis, ou o trato, na condição que exerce, de questões inerentes ao cargo que Alex Redano ocupa, mas os problemas gerados por quem tenha assento no plenário da “Casa de Leis” e que estejam envolvimentos em processos criminais. Há casos de condenações dentre eles ou outras questões, como a denúncia de que um deputado fez tratamento dentário com dinheiro público e outro que fez cirurgia plástica no nariz usando dinheiro do contribuinte. E ganhou o epiteto de ‘Narizinho de Ouro’

Um problema que, até por questões de ética, Redano deve explicações públicas é a razão pela qual dois deputados, Edson Martins e Geraldo da Rondônia, ambos com condenações, um com ação já julgada no STJ e inclusive com recomendação para perda de mandato e o outro condenado em Segunda Instância por crime de sonegação fiscal. Como esses dois puros’ senhores podem fazer parte da Comissão de Ética do Legislativo estadual. Isso, por si só, já não coloca sob suspeita os trabalhos desta comissão?

- Advertisement -



Além dos dois mais cinco deputados estão envolvidos em questões legais, um deles, o deputado Lebrão, acusado de receber propina de um empresário do setor de lixo, o que teria sido devidamente registrado por uma câmera escondida. Os outros são Cirone Deiró, Aélcio da TV, Marcelo Cruz e Jair Montes.

RELATOR

Nesta segunda-feira, foi confirmado que a Comissão de Ética da “Casa de Leis” vai iniciar o exame do caso do deputado Eurípedes Lebrão, e o relator será ninguém menos que Edson Martins deputado que já tem processo para cassação de mandato pelo STJ. Martins terá 10 sessões para apresentar seu relatório.

CONFIRA A REPRESENTAÇÃO DO PROS CONTRA GERALDO DA RONDÔNIA:

REPRESENTAÇÃO PROS X GERALDO DA RONDONIA

Já o caso envolvendo Geraldo da Rondônia, sob várias acusações e até com decisão judicial contrária ele, o recurso do PROS – que pretende a vaga para o suplente que lhe é filiado – foi encaminhado para a advocacia da ALE, para parecer e só depois será examinado pela “Comissão de Ética”, por outras mais 10 sessões.

O PEPINO

Para o pastor Alex Redano, presidente da ALE ficou o “pepino”. O principal deles com certeza é a necessidade de explicar as razões que levaram a que dois deputados, com problemas judiciais sérios, fossem nomeados para compor a comissão. Mas quem também deve explicações é o ex-presidente da Casa, deputado Laerte Gomes, que em 2020 instalou a Comissão de Ética tendo como vice-presidente o deputado Edson Martins.

Presidente da Assembleia Alex Redano precisa ter pulso firme em defesa da imagem do Poder que preside, como teve na CPI da Energisa, senão fica em débito com a sociedade que exige mudança comportamental

A lista de quem deve explicações passa pelas lideranças de bancadas, de onde são enviados os nomes para qualquer das comissões e pelos partidos políticos: será que seus líderes desconheciam os problemas legais envolvendo os dois deputados? Ou não esperavam que a “comissão” tivesse de ser acionada e fora constituída apenas para que os membros tivessem algum benefício?

www.expressaorondonia.com.br






Outros destaques


+ NOTÍCIAS