Acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Elétrica e Engenharia de Produção, oferecidos pela Unesc em Cacoal, visitaram a Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, em Jaci-Paraná. Trata-se da 4ª maior usina do Brasil e 14º do mundo em geração de energia. O grupo estava acompanhado dos professores Danilo César Bastos, Welbe Rangel Cavalcante e foi recepcionado pela equipe de Relações Institucionais da Usina.

Para o professor Welbe Cavalcante, visitas em campo chamam a atenção e contribuem para a formação dos estudantes. “Essas atividades facilitam e permeiam os trabalhos em sala de aula”, afirma Cavalcante. Na apresentação institucional, os visitantes conheceram toda a logística e operação da UHE Jirau. Em seguida, estiveram nos principais pontos da Hidrelétrica e viram de perto aspectos da construção civil, do funcionamento das turbinas e de atividades cotidianas relacionadas ao exercício do profissional de Engenharia.

De acordo com o professor Danilo Bastos, “a visita permitiu a assimilação de conceitos teóricos ligados às disciplinas de Hidrologia, Geologia Aplicada, Análise de Estruturas em Concreto Armado e Materiais de Construção Civil”, conta Bastos. O estudante Matheus Galã Castilhos concorda com o professor e acrescenta que a experiência foi excelente para conhecer também as ações de responsabilidade socioambiental desenvolvidas pela Usina Jirau.

 

 

 

 

Fonte: Assessoria/Unesc