RONDÔNIA – Com o objetivo de revisar e atualizar as políticas para as Unidades de Polícia Formada e seus respectivos procedimentos operacionais em missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), a Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania do Estado de Rondônia (Sesdec) representou o Brasil em um workshop mundial, com os temas: Formed Police Unit Policy e Stabdard Operating Procedure in the evaluation of FPU (Políticas da Unidade de Polícia Formada e Procedimentos Operacionais Padrão para avaliação das FPU), realizado pela ONU, na terça-feira (27).

O Brasil colaborou com a presença do secretário da Sesdec, coronel José Hélio Cysneiros Pachá. O workshop viabilizou a troca de experiências entre os atuais e ex-integrantes de missões de paz coordenadas pela ONU.

Devido à larga experiência e participações em missões de paz, como a de Moçambique em 1994 e Timor Leste em 2003, o secretário de Segurança Pública contribuiu com sua expertise operacional. “As trocas de experiências vão nortear as políticas que definem os procedimentos da Unidade de Polícia Formada”, destacou o secretário.

Coronel Hélio Pachá no Timor Leste, em 2003, ao lado de crianças durante a missão de paz coordenada pela ONU

Em 2006, o coronel Pachá foi o único brasileiro a ir à China para treinar os 100 primeiros chineses que iriam, à época, voluntariar-se no Haiti em 2006, na missão de paz coordenada pela Organização das Nações Unidas.

Ainda segundo o secretário, essas experiências foram determinantes para que a ONU o escolhesse para representar o Brasil nesse workshop de fundamental importância para melhorar o desemprenho das missões de paz pelo mundo. “Representar o Estado e o governador Marcos Rocha foi uma honra”, concluiu o secretário Pachá.

 

 

 

Fonte
Texto: Fabio Arantes
Fotos: Daniel Garcia e Arquivo Sesdec
Secom – Governo de Rondônia