No caso das trocas de lâmpadas e geladeiras, os clientes tiveram que entregar os eletrodomésticos e lâmpadas antigas para destinação correta

ESPIGÃO DO OESTE – 148 moradores de Espigão do Oeste receberam da Energisa, nesta sexta-feira, 17, geladeiras novas, que gastam menos energia e, com isso, ajudam a economizar na conta de luz. Eles estão inscritos em programas sociais do governo federal e foram contemplados pelo programa de Eficiência Energética, uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) desenvolvido pela Energisa em Rondônia. A ação encerrou a semana do programa ‘Energia que Transforma’ no município, um conjunto de ações preventivas e corretivas, cujo legado para a cidade deve ser de mais qualidade da energia, com menos interrupções no fornecimento.

Substituição de geladeiras em Espigão do Oeste

A entrega foi realizada na Escola Clélia David Mundim, onde mais de 700 pessoas foram atendidas ao longo da semana e cerca de 2 mil lâmpadas LED foram distribuídas também para clientes de baixa renda. No caso das trocas de lâmpadas e geladeiras, os clientes tiveram que entregar os eletrodomésticos e lâmpadas antigas para destinação correta do material. Até o fim da manhã desta sexta-feira, mais de 70 geladeiras velhas haviam sido recolhidas à base de troca pelas novas.

Gregório e sua geladeira velha que foi substituída por uma nova

É o caso do ajudante de obras Gregório Pinheiro Almeida, morador do bairro São José. Ele entregou o refrigerador antigo de manhã e à tarde recebeu uma novinha. “A minha estava com vários problemas: as borrachas da porta estavam ressecadas, o motor não funcionava direito. Eu não tinha como pagar o conserto. É muito bom ganhar uma nova”, disse.

Durante a semana, cerca de cem técnicos e colaboradores da Energisa Rondônia atuaram no município. Eles reforçaram as equipes de atendimento, realizaram obras de melhoria na rede e manutenções preventivas, além de intensificar a abrangência de programas sociais, como o Luz para Todos e o Tarifa Social de Energia Elétrica. Em uma semana, a empresa investiu cerca de R$ 2,8 milhões no município para garantir que a energia chegue com qualidade aos seus 32 mil habitantes.

Gregório e sua geladeira velha que foi substituída por uma nova

“Foi a primeira edição do programa ‘Energia que Transforma’. Dia 27, estaremos em Alta Floresta e até o fim do primeiro semestre percorreremos municípios de todas as regiões do estado”, explica o diretor-presidente da Energisa Rondônia, André Theobald, frisando que o programa acelera os investimentos programados. “Em 2019, investimos cerca de R$ 471 milhões em todo o estado, que vinha há anos sem nenhuma melhoria em sua rede de distribuição de energia. Esse ano, vamos intensificar essa agenda”, reitera Theobald.

O reforço das equipes da Energisa em Espigão do Oeste também permitiu intensificar as obras do novo alimentador da rede elétrica do município, que vai aumentar a oferta de energia para empresas e para a população. O equipamento, que proporciona mais segurança à oferta de energia, reduz quedas e interrupções no fornecimento, será entregue em março.

Foram realizadas também intervenções na Linha Rural 15, no Setor Rei Davi, aonde existem sete aviários e 92 famílias serão atendidas pelo programa Luz para Todos, na RO-387 e na Estrada do Calcário, além da área urbana. Na quinta-feira, uma parada programada no fornecimento de energia permitiu acelerar várias intervenções.

“A parada foi muito bem sucedida. Garantimos a execução de intervenções prioritárias e conseguimos retomar o fornecimento de energia antes do horário previsto”, explica o gerente do departamento de manutenção da distribuição, Alfredo Brito.

Fonte: Assessoria/Energisa