RO, Sexta-feira, 26 de abril de 2024, às 0:50



RO, Sexta-feira, 26 de abril de 2024, às 0:50


ENCHENTE – Acesa “luz amarela” e 400 famílias sob ameaça

PORTO VELHO – Em torno de 400 famílias residentes na zona ribeirinha do Rio Madeira, nas proximidades de Porto Velho estão sendo monitoradas devido à ameaça de que a enchente, que no início desta quinta-feira estavam a 15,55 metros, possa ultrapassar a marca e aí ficarem mais isoladas do que já estão.

A informação é da Defesa Civil, conforme disse um representante do órgão, lembrando que a subida das águas segue na cota de alerta em Porto Velho, de acordo com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), apesar de desde o domingo passado ter havido uma redução de 16 centímetros.

Com previsão de mais chuvas pesadas até o final do mês de março e a descida das águas dos rios bolivianos Madre de Deus e Beni, caindo na bacia do Madeira, além do risco de desabrigar muitas famílias na zona ribeirinha, também a força do rio está desafiando o sistema de proteção instalado em suas margens, em forma de cargas de pedra, o que representa outro perigo para quem mora ou trabalha nesses locais.

- Advertisement -



De qualquer forma, a possibilidade das águas subirem ao nível da enchente de 2014 está fora de questão. Mas é bem provável que a cheia vá até por volta de 17 metros e aí várias regiões ribeirinhas estarão alagadas e as famílias deverão ter de serem deslocadas para áreas mais altas ou abrigos em Porto Velho.






Outros destaques


+ NOTÍCIAS