Entre os dias 24 a 27 de novembro, a comissão avaliadora do Ministério da Educação esteve em Vilhena avaliando o curso de Engenharia Ambiental oferecido pela Unesc, como parte do processo final de reconhecimento do curso.

Na oportunidade, os avaliadores inspecionaram toda a infraestrutura da faculdade que é utilizada pelo curso, conversaram com docentes e acadêmicos e avaliaram toda a documentação referente ao curso.

Após todo o processo, o curso de Engenharia Ambiental oferecido pela Unesc foi avaliado com Conceito 4 pelo MEC, em uma escala que vai de 1 a 5. O conceito considera quesitos como a qualidade da formação dos professores, o projeto pedagógico da instituição, o desenvolvimento dos estudantes que estão concluindo os cursos e a percepção dos alunos sobre o processo de formação oferecido.

“O conceito recebido pelo curso (4) após a avaliação de reconhecimento é de extrema importância para os estudantes quando forem ingressar no mercado de trabalho, já que uma nota alta demonstra a qualidade do curso que os acadêmicos fizeram. Isso poderá ser decisivo na escolha desses profissionais para atuarem em Vilhena e região”, destacou o professor Gabriel de Paula Paciencia, coordenador do curso.

Qual a importância do reconhecido do curso pelo MEC?

O reconhecimento do curso pelo Ministério da Educação é condição necessária para validação nacional do diploma de nível superior. Com o diploma de um curso de graduação avalizado pelo MEC, o profissional pode fazer o registo no Conselho Regional da profissão, que pode ser condição legal obrigatória para o exercício de algumas atividades, como em Medicina, Direito, Engenharia e outras. Quando um curso é apenas autorizado, pode significar que foi criado recentemente e ainda passará pelo processo de reconhecimento junto ao MEC.

O profissional que possui um diploma reconhecido pelo MEC poderá prestar concursos públicos que exijam nível superior. Além disso, esse diploma é bem avaliado no mercado de trabalho, que escolhe os candidatos de acordo com seus currículos. Portanto, as melhores instituições e cursos superiores são aquelas que passaram pelas etapas: credenciamento, autorização e reconhecimento.

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Unesc/ Com informações do MEC