PORTO VELHO – Cristiane Lopes esteve reunida com a associação que representa os motoristas profissionais por aplicativos em Porto Velho (AMPPARON). A candidata destacou a importância vital dos profissionais durante a pandemia que arriscaram suas vidas e num momento crucial, onde por falta de gestão do atual prefeito, Porto Velho atravessou vai e vem sem ônibus (transporte público municipal) desde 2017. Os motoristas profissionais de aplicativo, graças a vocês, parte considerável da nossa população portovelhense não ficou sem transporte, frisou a candidata na reunião.
 Cristiane ressaltou que a falta de emprego para muitos pais e mães de família fizeram que eles buscasse no mercado de aplicativos uma alternativa para o sustento de suas famílias. A candidata na companhia do representante da Associação que representa os motoristas profissionais de aplicativo, Sr. Rodrigo Sena garantiu que procurará sempre dialogar com a Associação, inclusive também com os taxistas e colocará o gabinete da prefeitura sempre à disposição dessa categoria tão importante. Rodrigo Sena, presidente da Associação, agradeceu à candidata em se preocupar com uma categoria profissional que ultrapassa 3 mil trabalhadores entre UBER, Urbano Norte, Rotas, 99 passageiro, que integram o mercado de motoristas de aplicativos em Porto Velho e está abandonada pelo Poder Público Municipal.

Cristiane ressaltou também que os taxistas e (compartilhados) também terão atenção total de sua gestão e serão ouvidos em suas demandas.

Cristiane também irá trabalhar junto com a bancada federal afim de que o Projeto de Lei 4491/20 permita que motoristas de aplicativos de transporte de passageiro comprem veículos com isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e de IOF, nas operações de financiamento.

O texto em análise na Câmara dos Deputados altera a Lei 8.989/95, que já concede esse benefício a taxistas.

Para também terem acesso à isenção, os motoristas de aplicativos deverão trabalhar regularmente há pelo menos um ano com transporte remunerado privado individual de passageiros. Cristiane Lopes e Rodrigo sabem da importância que o serviço de transporte por aplicativo é fundamental na mobilidade urbana. Os aplicativos se destacam pela praticidade e agilidade. Contudo, ainda vão além. Há lugares mais afastados em que é difícil passar um táxi. Dependendo do horário, também não há mais transporte público em muitos locais. Ou seja, esses aplicativos trazem muita facilidade no deslocamento. Essa facilidade, faz, inclusive, muitos questionarem a necessidade de ter um carro próprio, destacou a candidata Cristiane Lopes.

Esses apps são também uma forma de renda para muitas pessoas que estão desempregadas. Ou seja, trata-se de uma categoria em crescimento que necessita da nossa atenção. São eles que nos socorrem em momentos de urgência e nos levam para onde precisamos e Porto Velho necessita uma prefeita que esteja parceira dessa importante categoria profissional, finalizou o representante dos motoristas profissionais de aplicativo
Fonte: Assessoria de Comunicação