Deputado Alex Redano é definido em sorteio como relator do processo que apura denúncia contra o parlamentar

Sob a presidência do deputado Ismael Crispin (PSB), o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa se reuniu na tarde desta terça-feira (03), no plenário das deliberações, para analisar os pedidos de cassação que estão na Assembleia Legislativa de Rondônia. A sessão foi transmitida ao vivo nas redes sociais e na TV Assembleia, canal 7.2, em Porto Velho.

A reunião contou com as presenças do vice-presidente do Conselho de Ética, deputado Edson Martins (MDB), dos deputados Alex Redano (Republicanos), Jair Montes (Avante), Cirone Deiró (Podemos) e Marcelo Cruz (Patriotas). Os deputados Luizinho Goebel (PV) e Ezequiel Neiva (PTB) participaram por videoconferência.

Ao iniciar os trabalhos, Ismael Crispin falou sobre a composição do Conselho, definido pelos líderes dos blocos partidários que integram a Assembleia Legislativa. “A relatoria vai ser definida em sorteio e esta presidência não concorre, como forma de não correr riscos de um acúmulo de atribuições. Todo o trabalho está sendo acompanhado, assessorado pela advocacia da Casa, para garantir a legalidade do ato”, disse Crispin.

Em seguida, foi realizado o sorteio entre os membros titulares do Conselho de Ética: Alex Redano, Jair Montes, Luizinho Goebel e Edson Martins.

O nome sorteado foi o do deputado Alex Redano. “O sorteio demonstra a transparência dos trabalhos desta Comissão. Vamos fazer o nosso trabalho com empenho, dedicação e muita transparência”, disse Redano.

O deputado Cirone Deiró parabenizou a condução dos trabalhos pelo deputado Crispin e destacou a escolha do relator através de sorteio, como forma de assegurar ainda mais transparência.

Edson Martins também elogiou a escolha do relator, através de sorteio. “Me coloco à disposição para contribuir com este Conselho, com esse trabalho tão importante”.

O deputado Jair Montes disse que o sorteio colocou em boas mãos a relatoria desse processo. “É um deputado justo, correto, íntegro e muito ponderado. que com certeza vai desempenhar muito bem seu trabalho”.

Representações

Em seguida, Cirone Deiró passou a ler as duas representações de quebra de decoro parlamentar, patrocinadas pelos cidadãos Sinclair Rebouças, Carlos Caldeira e Sofia Andrade Gomes de Aguiar, contra o deputado José Lebrão (MDB).

Após a leitura, Ismael Crispin determinou que sejam disponibilizadas cópias das denúncias apresentadas ao deputado representado, José Lebrão, para que tome conhecimento do processo, e também para o relator, Alex Redano.

Ao final, o relator disse que vai seguir à risca a legislação e estará à disposição da imprensa, para dar os esclarecimentos devidos. “Também quero pedir à advocacia da Casa para realizarmos uma reunião preparatória, inicial”.

 

 

 

Texto: Eranildo Costa Luna-ALE/RO

Foto: Assessoria