O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) promoveu o 1º Encontro de Servidores dos Núcleos e Centros de Conciliação Trabalhista, em esfera nacional, nos dias 28 e 29 de novembro no Tribunal Superior do Trabalho em Brasília. Na ocasião os Conciliadores Alexandre Passos Nascimento (Cejusc Porto Velho/RO) e Vilmar Luiz Ansiliero (Cejusc Rio Branco/AC) estiveram presentes representando a Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre. A conferência visou à troca de experiências e debates de temas concernentes à atuação operacional nos Centros de Conciliação em todos os Regionais e o aperfeiçoamento dos métodos de resolução de disputa e conciliação.

Durante a abertura estiveram presentes o Ministro Renato Lacerda Paiva (Vice-presidente do TST/CSJT), Rogério Neiva Pinheiro (Juiz auxiliar da vice-presidência do TST/CSJT) e Kazuo Watanabe (desembargador aposentado do TJ de SP). Foi apresentado que hoje, mais de 90 CEJUSCs estão em atuação, realizando cerca de 90 mil acordos por ano (2018).

Dentro da programação dos dois dias do encontro, temas como: Fundamentos Constitucionais da Mediação; Recrutamento de Conciliadores e Mediadores; Ética da Conciliação e Mediação; Conciliação em Processos em Fase de Execução e Precatórios e Uso de Ferramentas Tecnológicas e Psicológicas foram abordados por palestrantes de diferentes Tribunais Regionais do Trabalho do país. Ao todo, 12 mini-palestras foram realizadas no evento.

O Conciliador Vilmar Luiz Ansiliero (Cejusc/Rio Branco) manifestou-se na oportunidade informando o Café Jurídico, que foi premiado concurso de boas práticas jurídicas da Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre, em que surgiu a possibilidade de utilizar um tempo e espaço semanal para estudo quanto aos conceitos, técnicas, ferramentas, doutrinas voltados à mediação e conciliação, revisitando os conteúdos já sedimentados no Manual da Mediação do CNJ, bem como conhecendo novas roupagens e métodos autocompositivos da atualidade, participando por meio de questões e experiências de casos concretos, tornando cada vez mais imbricados a teoria e a prática no seu dia a dia laboral.

Além disso, o Layout do Portal da Conciliação Trabalhista, que até então está sendo redesenhado para otimização da divulgação de informações e promoção de uma comunicação mais efetiva, foi divulgado para os presentes.

 

 

Fonte: SECOM/TRT14