PORTO VELHO – As causas LGBT e a busca pela asseguração de direitos serão destaque na próxima sexta-feira (22) durante os debates da primeira plenária estadual da Fundação Nacional LGBT (UnaLGBT). Com a proposta de reunir as militâncias e a comunidade em geral, o debate acontece a partir das 17h no Mercado Cultural, em Porto Velho.

Causas LGBT serão discutidas em debate público na sexta-feira (22) em Porto Velho — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Segundo Marcos Nascimento, presidente da UnaLGBT, a plenária contará com a presença de representantes de movimentos sociais, que mediarão os debates regidos pelo tema: “Nossas vidas importam: por mais democracia e um Brasil sem LGBTfobia”, que dará ênfase à criminalização da homofobia, que começou a ser julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com o cronograma do evento, a plenária ainda abordará sobre a importância do enfrentamento a violência e a implantação de políticas públicas de segurança.

“Nós já vínhamos tocando nessa temática, mas a plenária é a primeira vez. Vamos falar sobre a criminalização, assuntos referentes ao carnaval. Vamos falar sobre tudo o que envolva esse meio LGBT, aberto ao público, vamos fazer uma mesa de diálogo”, explica Marcos.

Confira a programação completa do evento

16h30 – Credenciamento
17h – Abertura
17h20 – Mesa de diálogo Tema: “LGBTfobia no Brasil: Enfrentamento às violências – Políticas Públicas de Segurança”.
17h45 – Debate
18h15 – Plenária auto-organizada da entidade UnaLGBT.
19h – Lanche comunitário
19h10 – “1º Festival de Cultura, Arte e Talentos da UnaLGBT- RO” ou Ato Político: “Nossas vidas importam!”.
20h – Encerramento do evento.