A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania (CDDHC) foi instalada na tarde desta quarta-feira (27), na Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado estadual José Lebrão (MDB) e Ezequiel Neiva (PTB) como vice-presidente.

Foto: Marcos Figueira

Também integram a CDDHC como membros efetivos os deputados Jhony Paixão (PRB), Lazinho da Fetagro (PT) e Anderson Pereira (Pros). Jair Montes (PTC) e Jean Oliveira (MDB) são os suplentes.

O presidente Lebrão declarou que a Comissão irá se pautar pela defesa dos Direitos Humanos, em sua plenitude. “Independente de raça, credo, classe social ou opção sexual, vamos trabalhar na busca pelas garantias básicas do cidadão ter acesso aos seus direitos fundamentais”.

Anderson Pereira observou que a população tem uma visão, de certo modo, distorcida sobre o papel dos Direitos Humanos. “É o direito de todo cidadão. Os Direitos Humanos são universais e reconhecidos pela sociedade moderna como fundamental. Sou agente penitenciário e nunca deixei de defender os direitos humanos de quem está recluso, de quem cuida dos reclusos e também a sociedade”.

Foto: Marcos Figueira

Jhony Paixão observou que muitos acham quem os Direitos Humanos tratam apenas de pessoas que cometeram crimes. “Não é verdade, mas temos que nos pautar em garantir os direitos, em especial, dos humanos direitos, que é o grande clamor da população”.

Ao final, Lebrão disse que a Comissão pretende provocar audiências públicas, tratando de questões que envolvem segmentos esquecidos, como comunidades indígenas.