Spring Summer JB

– Esta semana a Jorge Bischoff lançou mais uma coleção arrojada. A Spring Summer já chega com o alto astral do verão. A loja de Cacoal, sob a batuta das sócias-proprietárias Meire Goes; em foco com a sua equipe; e Núbia Almeida recebeu as clientes em clima festivo, oferecendo fino coquetel. 10!!! Veja algumas peças da nova coleção em nosso site. jusmarlustoza.com.br.

NACC inaugura sede própria

– No último dia 12, Dia das Crianças, foi inaugurada a nova sede do NACC – Núcleo de Apoio à Criança com Câncer, em Porto Velho, instituição filantrópica que conta com a parceria e apoio de vários segmentos da sociedade, inclusive do Tribunal de Justiça de Rondônia, por meio dos recursos das penas pecuniárias, projeto apresentado à Vepema. O novo espaço é exemplo de uma conquista coletiva, já que contou com doações para construir a casa de apoio num terreno de 1.047 metros quadrados. A doação da Vepema foi de 99.822 reais para conclusão da construção e obras do NACC. “É uma belíssima estrutura física, que proporcionará conforto às crianças e acompanhantes, em um momento de suas vidas que precisam de conforto em seus corações. A nova sede, moderna e funcional, conta com 16 apartamentos climatizados, em condições de abrigar um total de 66 pacientes e respectivos acompanhantes. Os presentes à inauguração puderam conhecer de perto os dois pavimentos da edificação, que conta com elevador, brinquedoteca, auditório, cozinha, refeitório, lavanderia, administração, salas para oficina, terapia ocupacional, cursos de capacitação de mão de obra, consultório dentário, apartamentos para albergagem e áreas de convivência, explicou o presidente de honra do NACC, Isaías Fonseca Moraes; ao centro; em foco com o presidente, Sidnei Matos, e o médico oncopediatra Robson C. Yalusan; à esq.. Nossas reverências!!!

Em festa

– Os parabéns vão para o músico Daniel Diniz, entre os melhores saxofonistas da Região Norte, sempre abrilhantando eventos vips. Festejou aniversário na última segunda-feira, 14. Felicidades e mais sucesso!!

Talento é talento

– Kátia Ribeiro está entre os artistas plásticos mais respeitados do Estado. Sua sensibilidade, transferindo a sua personalidade artística para as telas no estilo abstrato, gera beleza e energia positiva onde ficam expostas. A Kátia está brindando nova idade esta semana; 14 de outubro. Parabéns e mais sucesso!!

Um brinde Mazzutti

– Concessionárias Mazzutti (Renault e Mazzutti) homenageiam esta semana o empresário César Mazzutti, alcançando nova idade, 14 de outubro. Parabéns! Continua recebendo os cumprimentos dos amigos, mas o carinho especial vem da esposa, a empresária Maristela Mazzutti, à frente da Heringstore, a todo vapor recebendo a coleção Alto Verão. Show!!

Unimed comemora

– Semana especial para a assessora de comunicação da Unimed Ji-Paraná, Nathalia Celestina Souza. Brinda nova idade; 15 de outubro. Felicidades!!!

Parabéns!!

– Os cumprimentos vão para a franqueada Kumon em Cacoal, empresária Ana Cláudia T. Bianchini. Festeja aniversário esta semana; 16 de outubro. Os aplausos sonoros continuam!! O chamego especial vem do esposo, o empresário Juscelino Bianchini. Felicidades!!

Rumo ao Cacoal Sabor

– Já programada a volta do tradicional festival gastronômico Cacoal Sabor, prevista para novembro. O restaurante El Sossego se coloca entre os 12 restaurantes participantes. Cada um lança prato inédito e durante o festival é avaliada a aceitação pelo público. Depois, fica a critério de cada empresário inserir sua criação definitivamente no cardápio ou não. O empresário Cledivaldo Scaramuzza, à frente do El Sossego, comemora nova idade esta semana; 16 de outubro. O carinho vem dos amigos, da família, mas principalmente da esposa, Juciely Scaramuzza. Casal 20!!

Acadêmicos de Direito confeccionam bonecas quilombolas em aula de Antropologia

– Acadêmicos do 2º período vespertino e noturno do curso de Direito da Unesc, em Vilhena, tiveram uma aula diferente dentro da disciplina de Sociologia e Antropologia. Para “dar vida” a uma aula especial voltada à análise dos Direitos dos Povos Quilombolas, a professora Liduina Girão, responsável pela disciplina, convidou a pedagoga e Mestre em Educação Ambiental pela UFMT, Amanda Martins de Espíndula, para participar da aula. Amanda desenvolveu sua dissertação de mestrado, com o tema “Entre linhas e Nós”, naquela comunidade, do Quilombo “Mata Cavalo”, situado no estado do Mato Grosso.

Amanda, que é professora da rede municipal de ensino em Vilhena, levou aos alunos de Direito, rico conhecimento adquirido em três anos de trabalho junto a outros pesquisadores da UFMT. Juntos, eles traçaram o perfil e identificaram diversas necessidades e o desenvolvimento sócio econômico e cultural dos quilombolas, principalmente após a aprovação do Estatuto Racial. A intenção da palestra foi levar os alunos à reflexão quanto ao papel da Constituição, a partir do Estatuto da Igualdade Racial, no que diz respeito às questões ligadas aos direitos fundamentais. Diversos exemplos das lutas históricas do povo quilombola foram abordados e discutidos com os alunos. Houve grande participação dos acadêmicos que, em sua maioria, conheciam superficialmente a origem e história dos quilombolas. No final, a narração de uma história que deu origem a uma boneca, virou aula prática. Contam os livros de história que as mulheres tomadas como escravas com seus filhos ficavam entre sessenta e noventa dias dentro dos navios a caminho do Brasil. Durante a viagem, para minimizar o sofrimento das crianças, elas rasgavam pedaços das bordas dos vestidos e enrolavam nas próprias mãos, confeccionando pequenas bonecas de retalhos para que as crianças pudessem ter alguns momentos de alegria. Os acadêmicos das duas turmas foram convidados a confeccionar as bonecas para terem a experiência de como essas mães se sentiram naqueles momentos de angústia vividos na época. Praticamente todos os alunos produziram lindas bonecas que, historicamente, simbolizam a resistência do povo quilombola e a importância da aula que narrou com tanta propriedade a sua história de luta.

Para a professora Liduina, da Unesc, a palestra despertou a curiosidade dos acadêmicos em compreender a vivência das pessoas residentes no quilombo de Mata Cavala. Uma região tão próxima, mas com realidade tão distinta. “Como professora da disciplina de Sociologia e Antropologia, foi gratificante dividir a fala com uma pesquisadora de tamanho comprometimento e competência como a Professora Amanda, além de trazer reflexões acerca da efetivação do Estatuto da Igualdade Racial ”, disse a docente.

Texto: Paulo Mendes

Unesc organiza o maior evento científico de Vilhena

– Serão mais de 70 atividades, em um congresso multiprofissional, com 75 palestrantes. Está quase tudo pronto para o maior evento científico de nível superior já organizado no Cone Sul de Rondônia. O Congresso Multiprofissional de Vilhena, que traz o tema “Pesquisa, Inovação e Sustentabilidade” é uma iniciativa da Unesc e a expectativa é que o evento, primeiro neste segmento, se transforme em um importante fórum de debate sobre os mais variados temas dentro da educação superior em Rondônia. Todos os coordenadores dos 15 cursos oferecidos pela Unesc, em Vilhena, estão empenhados em organizar também os eventos individuais de cada curso. O Congresso Congresso Multiprofissional de Vilhena oferecerá mais de 70 eventos como palestras, workshop, debates, cursos e mini cursos. Cada curso terá seu evento específico, mas, também haverão os chamados “eventos de eixo comum”. A palestra de abertura será proferida pelo professor da USP, Luiz Marcelo Aranha. Bastante renomado no mundo acadêmico, o palestrante falará sobre a pesquisa científica no Brasil. Para o coordenador do Congresso realizado pela Unesc, professor Marco Aurélio Vasques, o evento será um marco na busca pela ampliação do conhecimento científico. “Estamos certos de que Vilhena nunca viu um evento desta magnitude voltado ao aprimoramento da ciência, por meio das discussões científicas no âmbito acadêmico, principalmente atendendo a um número tão grande de cursos”, disse o coordenador. O Congresso Multiprofissional acontecerá entre os dias 23 e 26 de outubro e a entrada é aberta a todos os interessados, acadêmicos de todas as instituições de ensino superior, profissionais residentes e demais profissionais, sendo possível o cômputo de atividades complementares em cursos superiores aos acadêmicos que participarem. No sábado, (26), o Congresso prevê ainda a apresentação de trabalhos científicos desenvolvidos por alunos e profissionais de todas as áreas envolvidas. Texto: Paulo Mendes