RONDÔNIA – Desenvolver, despertar, ampliar a capacidade empreendedora e criativa são alguns benefícios da adoção do Programa de Educação Tecnológica Curricular Lego nas unidades da Rede SESI de Educação. Em Rondônia, o Lego também é usado como ferramenta de aprendizagem para os alunos desde às séries iniciais nos colégios SESI, cujas matrículas estarão abertas até 27 de janeiro de 2021.

A Rede SESI de Educação está ofertando vagas para os colégios SESI de Cacoal (360 vagas); Pimenta Bueno (300 vagas); Porto Velho (800 vagas) e Vilhena (480 vagas). São vagas disponíveis para Ensino Fundamental anos iniciais, anos finais e Ensino Médio. Novo Ensino Médio com oferta para 2021, exclusivamente para os colégios do SESI Cacoal, Porto Velho e Vilhena. Mais informações pelo número “0800-647-3551” e acessando o Portal Sesi.

O material alia a facilidade de montagem de um brinquedo com novas tecnologias que são de interesse desses jovens. Muitas vezes parte do interesse de cada aluno em desenvolver um sistema que simula algo que ele viu na rua, em um filme ou uma ideia que ele teve.

Nas aulas, em um primeiro momento, eles recebem as instruções de montagem e por meio de perguntas, desafios ou de material guia, criam a programação e colocam o robô para funcionar. Depois disso vem os desafios, que podem ser desde adaptar um projeto já montado ou desenvolver um novo. Nesse momento os alunos por meio do trabalho em equipe, pesquisas ou orientação do professor, aprimoram suas habilidades e criam coisas que até mesmo a gente não espera.

Segundo o professor Allan Robson Oliveira dos Santos, do SESI Rondônia, é muito raro um aluno não conhecer os brinquedos da Lego, ao chegarem ao Laboratório de Robótica e se depararem com um material que é praticamente aquele mesmo brinquedo, que ele conhece, mas agora pode colocar para se movimentar, para acionar dispositivos ou para coletar dados eles ficam muito empolgados.

Santos acrescenta que a Lego foi muito eficiente em desenvolver um material que é tão fácil de utilizar, mas com muitas possibilidades. “O SESI quando traz isso para os alunos de uma forma integrada no currículo, oferece a eles maiores possibilidades de desenvolvimento”, garante o professor.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social FIERO